São Paulo, sábado, 21 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aumenta inadimplência na arrecadação de ICMS

CARLOS ALBERTO SARDENBERG
DA REPORTAGEM LOCAL

Aumentou em outubro o número de contribuintes em atraso com o ICMS em São Paulo. A informação é do coordenador de Administração Tributária da Secretaria da Fazenda, Clovis Panzarini.
Também neste mês, a arrecadação do ICMS deverá ser de 3% a 4% superior à de setembro, mas o número não é animador. Segundo Panzarini, considerando a proximidade do Natal, o crescimento deveria ser bem maior.
O ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) é um bom indicador da atividade econômica, pois é cobrado sobre todas as vendas, da indústria para o comércio e deste para o consumidor final.
No mês anterior, a inadimplência foi de 11%. Segundo Panzarini, isso significa que mais contribuintes estão se financiando com o atraso no pagamento.
Isso porque a multa e os juros sobre o atraso ainda são menores que os juros dos empréstimos bancários. Precisando de dinheiro, o contribuinte atrasa o ICMS antes de tomar emprestado.
Em setembro, São Paulo arrecadou R$ 1,12 bilhão com o ICMS. Em outubro, a receita pode chegar a R$ 1,16 bilhão.
No ano, a receita paulista com ICMS cresceu até março. A partir daí, com a política de desaquecimento da economia imposta pelo governo federal, a arrecadação caiu em todos os meses até agosto.
Em setembro, voltou a crescer. Em outubro, mantém a recuperação. Neste ano, será superior à de 94. Poderá ser de 15%.

Texto Anterior: Governo deve manter alíquota de 62% em 96
Próximo Texto: Citibank quer triplicar número de agências
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.