São Paulo, sábado, 21 de outubro de 1995
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Beatles tem maior arrecadação de sua história com documentário e CDs

DO "EL PAÍS"

Apesar de estar há um quarto de século sem gravar um disco ou fazer turnê, o conjunto musical The Beatles deverá ter este ano a maior arrecadação de sua história.
A principal causa disso é o documentário "Beatles Antology", que será lançado até o final do mês que vem em mais de 40 países. Só a rede americana de televisão ABC pagou US$ 20 milhões pelo direito de exibição do programa.
A arrecadação total prevista para este ano pela empresa Apple Corps Ltd., que administra os direitos do grupo, deverá alcançar os US$ 100 milhões, porque também será lançado um CD com canções inéditas e uma canção nova, "Free as bird", composta pelos três remanescentes do conjunto sobre base musical deixada gravada por John Lennon.
Brindes, camisetas, vendas de outros discos do grupo e visitas aos "santuários" da "beatlemania" deverão completar a arrecadação milionária. Todos os anos, os Beatles geram uma arrecadação em torno dos US$ 12 milhões, independente de promoções.
Este ano, com o documentário, eles deverão se converter na terceira maior empresa da indústria mundial de entretenimento.
A revista "Forbes" de setembro trouxe reportagem revelando detalhes do lançamento mundial da campanha e o valor que as estratégias comerciais adquiriram nas mãos dos "managers da Apple".
Por trás dos Beatles sobreviventes está principalmente Neil Aspinall, um gênio comercial de 52 anos que tem conseguido manter a atratividade do grupo.
Trata-se de um procedimento com tamanha vitalidade que nunca na história da rede televisiva ABC se vendeu tão rapidamente espaços publicitários como para a exibição de "Beatles Antology".
Em três semanas foram comercializados 80% do espaço publicitário disponível, por nada menos que US$ 10 mil dólares o segundo.

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