São Paulo, domingo, 22 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisa mostra troca de culto em periferias

FERNANDO MOLICA
DA SUCURSAL DO RIO

Pesquisa ainda inédita feita pelo Ceris (Centro de Estatística e Investigação Sociais) revela trânsito de fiéis entre diferentes igrejas nas nas periferias do Rio de Janeiro e Campinas (SP).
O Ceris é ligado à CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
Segundo Medeiros, a pesquisa mostrou também que são comuns casos de convivência, em uma mesma família, de adeptos de diferentes religiões.
"Há um jovem de 15 anos que pertence à Renovação Carismática Católica. Sua mãe é da Igreja Universal do Reino de Deus e seu pai, ateu", contou.
Segundo ela, há entre os pesquisados divergências quanto à validade e ao conteúdo de cada religião. Estes problemas, porém, não afetam o relacionamento entre os integrantes da comunidade.
A coordenadora da pesquisa disse que os motivos que levam à troca de religião são variados, podem estar relacionados, por exemplo, com a influência de uma pessoa amiga e até com a necessidade de resolução de algum problema.
O índice é bem maior do que o verificado em outras igrejas evangélicas, nas quais a conversão por motivo de problemas imediatos estaria na faixa dos 40%.
Medeiros afirmou também que os pesquisadores encontraram casos em que fiéis de uma igreja admitiam frequentar cultos de outra.
Outra mulher, apesar de evangélica, mantinha uma imagem de Nossa Senhora em sua casa. Os evangélicos não admitem o culto a Nossa Senhora nem a veneração de imagens.
Segundo Medeiros, a boa convivência e o trânsito de fiéis são favorecidos por uma espécie de denominador comum entre os diferentes grupos: a ênfase na figura de Jesus Cristo.
Outra característica, de acordo com ela, é a relação entre experiência religiosa e questões práticas, ligadas ao cotidiano.
A religiosidade destes grupos cristãos está mais relacionada a questões terrenas, não à salvação e à vida após a morte.
A pesquisa foi de tipo qualitativa e envolveu cem entrevistas.
(FM)

Texto Anterior: Rabino apóia católicos e aposta em tolerância
Próximo Texto: Novas igrejas trocam a ética pela mágica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.