São Paulo, domingo, 22 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prozac não deve ser usado para emagrecer

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

O medicamento Prozac é outro recurso que tem sido usado indevidamente pelas pessoas que querem perder peso.
O Prozac é um antidepressivo (remédio usado para tratar a depressão) que tem a propriedade de diminuir o apetite.
O problema é que essa redução de apetite é temporária (dura de três a quatro meses) e não acontece em todas as pessoas.
Além disso, vários efeitos indesejáveis, como dor de cabeça, dor no estômago, ansiedade e inquietação, podem aparecer nas primeiras semanas do uso do remédio.
A perda de apetite e o possível emagrecimento induzidos pelo Prozac são limitados. Se a pessoa não modificar seu estilo de vida e sua alimentação, ela volta a ganhar peso.
Além de algumas pessoas estarem conseguindo comprar o remédio nas farmácias sem prescrição, a indicação do uso do Prozac por muitos médicos também está sendo feita de forma incorreta.
Muitos deles não sabem controlar os efeitos colaterais e desconhecem que a diminuição do apetite é temporária.
O psiquiatra Adriano Segal explica que o Prozac deve ser indicado para os pacientes com excesso de peso que apresentam sintomas depressivos ou no caso de distúrbios alimentares como a bulimia e o comer compulsivo.
A forma de tratamento que tem se mostrado mais eficaz para o controle de peso é a abordagem integrada entre médicos, nutricionistas, psicólogas e profissionais de educação física.
A nutricionista Maria Aparecida Larino diz que não existem fórmulas mágicas, "shakes" dietéticos, comprimidos ou "queimadores de gordura" que proporcionem uma redução mantida do peso. O tratamento da obesidade é de longa duração e exige uma mudança no comportamento do paciente.
(JB)

Texto Anterior: Comerciante afirma que sabor de dietéticos 'enjoa'
Próximo Texto: Descontrole alimentar é risco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.