São Paulo, domingo, 22 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por que a lua parece maior perto do horizonte?

Claudemilson dos Santos, 26, desenhista, Bauru (SP)

Roberto Boczko, do Instituto Astronômico e Geofísico da USP, responde:
"Poderíamos dizer que são dois os motivos que fazem com que a Lua pareça maior quando está próxima do horizonte: um motivo físico e um psicológico. Vejamos primeiro o motivo físico.
"Você já deve ter percebido que, em noites de neblina, a luz do farol do carro que vem em sua direção parece se espalhar bastante. Em vez de se notar a forma do farol, vislumbra-se apenas uma grande mancha luminosa difusa.
"Esse fenômeno acontece devido ao espalhamento dos raios luminosos ao atravessarem um ar carregado de partículas e de gotículas de água.
"Quando a Lua está bem alta no céu, os raios luminosos dela provenientes atravessam uma certa espessura de ar, correspondente à espessura zenital da atmosfera. Com isso, esses raios sofrem determinada dispersão.
"Quando a Lua está próxima do horizonte, sua luz deve atravessar uma camada de ar mais espessa que a camada zenital. Com maior espessura, existem mais gotículas de água e mais partículas em suspensão, de modo que a dispersão dos raios luminosos é maior. Com dispersão maior, a 'mancha' lunar parece maior, fazendo com que a Lua pareça maior perto do horizonte.
"Finalmente, quando a Lua está próxima do horizonte, podemos observá-la e compará-la com objetos fixos ao solo, comparação essa que não pode ser feita tão diretamente quando a Lua está muito alta no céu.
"Dessa comparação, psicologicamente temos a impressão de que a lua é maior quando próxima do horizonte."

Correspondência para a seção "Sem Mistério" deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo - SP), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psicológico.

Texto Anterior: O mundo virtual dos físicos
Próximo Texto: Veja a arte que está nas ruas de SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.