São Paulo, terça-feira, 24 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ásia vê último eclipse total do Sol no milênio

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O último eclipse total do Sol do milênio deve ser visto hoje em 12 países da Ásia: Índia, Afeganistão, Paquistão, Myanma, Tailândia, Camboja, Bangladesh, Irã, Filipinas, Indonésia, Vietnã e Malásia.
O eclipse total do Sol acontece quando a Lua tapa completamente a visão do Sol para um observador na Terra (veja quadro ao lado).
Há dois tipos de eclipse. O eclipse total é visto por pessoas que estão dentro da sombra que a Lua projeta sobre a Terra.
Já o parcial -em que só uma parte do Sol é escondida pela Lua- pode ser observado em regiões próximas, que ficam dentro de uma área chamada penumbra.
A intensidade do eclipse e o tempo em que a Lua ficará entre a Terra e o Sol variam de acordo com a localização. O fenômeno deve começar às 0h52 de hoje no Irã e se extinguir às 4h13 no Pacífico (horários de Brasília).
Em Matunggong, na Província de Sabah (Malásia), o eclipse total, que começa às 2h44 (horário de Brasília) está previsto para durar 2min14s. Será a maior duração em todos os pontos de observação.
Mais de 500 cientistas se encontram em observatórios de Bornéo (Indonésia), onde devem testar os efeitos do eclipse em plantas, aves e em outros animais.
Na Tailândia, o eclipse poderá ser visto em algumas Províncias do noroeste e parcialmente na capital, Bancoc. O último eclipse do país foi observado há 40 anos.
Cerca de 2.000 pessoas viajaram para Languyan, cidade da Província de Tawi-Tawi, ilha das Filipinas de difícil acesso, onde o eclipse total começa às 2h56 (horário de Brasília).
Cientistas e turistas fretaram aviões e usaram barcos do Exército filipino para chegar ao local.
Em Bangladesh, o fenômeno poderá ser visto em todas as cidades e, segundo cientistas, deve durar entre 15 e 20 segundos. Segundo pesquisadores, o melhor ponto de observação será Hiron Point, base naval na baía de Bengala.
No Camboja, um templo religioso do século 12, Angkor Wat, se tornou ponto de observação.
No norte da Índia, os turistas escolheram a cidade abandonada de Fatehpur Sikri. A cidade, próxima do templo Taj Mahal, verá apenas um eclipse parcial do Sol.

Texto Anterior: Manifesto provoca troca de críticas entre bancada do PT e atinge líder
Próximo Texto: Camboja tira armas da polícia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.