São Paulo, quarta-feira, 25 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prazos poderão ser alongados

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo federal pretende lançar no primeiro semestre do próximo ano títulos públicos com prazo de resgate entre dois e três anos. Os rendimentos destes títulos serão prefixados e renegociados a cada seis meses.
Os estudos para o lançamento estão sendo concluídos pelo secretário do Tesouro Nacional, Murilo Portugal. O objetivo é alongar o perfil da dívida pública mobiliária (com emissão de títulos).
Essa dívida explodiu nos últimos três meses. Saltou de R$ 69 bilhões para R$ 98 bilhões, superando o valor da dívida externa. Além do tamanho, a dívida preocupa devido a seu curto prazo.
Hoje, o prazo máximo dos títulos prefixados do governo federal fica entre 60 e 120 dias. O alongamento do prazo de resgate deverá reduzir o custo da dívida e contribuir para reduzir gastos públicos.
O objetivo é ganhar credibilidade para que o governo possa resgatar os títulos nos mesmos prazos dos países de economia estável.
Para o governo, os interessados em títulos longos serão os fundos de pensão e de investimentos e as instituições financeiras.

Texto Anterior: Para Rabello, ingresso de dólar exige controle
Próximo Texto: Comissão destina verbas a obras irregulares
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.