São Paulo, quarta-feira, 25 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sistema permite reuniões ao vivo pelo computador

EDSON MOREIRA; DANIEL MANZATO; FABRÍCIO LAGUNA; MÁRCIO GALLI
ESPECIAL PARA A FOLHA

A Creative Labs, tradicional fornecedora de hardware e software para sistemas de som e imagem, especialmente na área de entretenimento, lança um produto para o mundo dos negócios.
É o pacote ShareVision PC 3.000, uma coleção de programas e periféricos que fornece uma solução completa de videoconferência para dois pontos.
A única necessidade extra requerida do usuário é uma linha telefônica comum.
O uso de linhas telefônicas para interconexão de computadores representa um recurso vital para transações comerciais.
Por meio delas, vendedores podem contactar suas matrizes para busca de informações ou entrega de pedidos.
A idéia é diminuir as distâncias entre os diversos agentes envolvidos em um negócio.
A videoconferência adiciona uma nova ferramenta ao conjunto de tecnologias que oferecem os meios necessários para esse encurtamento de distâncias.
Além de permitir o compartilhamento de dados e conversas entre pessoas que não estão no mesmo local, ela possibilita uma discussão ao vivo e em cores entre os envolvidos, o que aumenta a riqueza da comunicação.
É possível ver equipamentos ou fazer uma demonstração do funcionamento de um sistema.
Há vários sistemas de videoconferência no mercado, variando em
preços entre algumas centenas de reais e alguns milhares. A utilização desse recurso é antiga, mas questões de custo fizeram com que a tecnologia hibernasse por alguns anos, até que pacotes de baixo custo começassem a aparecer.

Vantagens
O ShareVision está concorrendo na faixa de custo relativamente baixo e tem bom desempenho.
O pacote fornece os meios necessários para uma ótima plataforma de comunicação, que pode ser usada por dois usuários em qualquer ponto do mundo.
Além disso, ao comprar o pacote, o usuário acaba ganhando uma poderosa estação de produção de apresentações multimídia.
Isso porque inclui o software "Adobe Premiere", que permite criação de filmes e oferece vários efeitos visuais, como rotação, distorção e transição entre imagens. Possibilita também incluir no filme arquivos de som e imagem.
Pelo seu custo, é uma boa opção para quem precisa de um sistema mínimo de videoconferência.
A alta taxa de compressão (forma de adequar a grande quantidade de dados gerada pelos vídeos ao sistema de transmissão) conseguida possibilita o uso em linhas telefônicas de baixa qualidade (com menor velocidade).

Sem rede
As críticas ao sistema ficam por conta de três fatos. Impossibilidade de uso em rede local ou Internet - O pacote ficaria certamente mais atraente se pudesse ser usado também para prover comunicação entre departamentos. Modem externo - Acreditamos que, com um pouco mais de esforço, seria possível ter o modem (aparelho que conecta o micro à linha telefônica) na placa de comunicação. A instalação seria mais simples. Documentação - Ao contrário do que acontece em outros produtos da Creative Labs, é bem pobre. Por exemplo: manuais específicos para as placas de vídeo e de comunicação não estão incluídos.
Outro exemplo do descuido da documentação é o fato de mostrar o "Windows 3.1" como requisito mínimo e, na verdade, precisar de "Windows 3.11". O pacote não instala com "Windows 3.1".
Infelizmente, o ShareVision PC 3.500 não pode ser instalado em um notebook. As capacidades do pacote seriam de muita utilidade, se pudessem ser instaladas em um sistema portátil, ou seja, se uma das pontas da comunicação pudesse ser móvel.

Texto Anterior: Criançada ganha novas opções de software
Próximo Texto: Som recebe prioridade na transmissão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.