São Paulo, quarta-feira, 25 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Som recebe prioridade na transmissão

ESPECIAL PARA A FOLHA

O ShareVision PC 3.000 inclui duas placas (uma de vídeo e uma de som/comunicação), minicâmera de vídeo colorida, fone de ouvido, microfone e programas.
O som é tratado de tal forma que tem prioridade sobre o vídeo. Assim, se a conexão estiver ruim, primeiramente haverá queda na qualidade das imagens e somente depois na do som.
Isso porque, durante uma conferência, o áudio exige maior suavidade e fluência do que o vídeo, que pode ser aceitável até mesmo se restrito a frames esparsos.
Para haver comunicação, os dois lados precisam ter o mesmo pacote.
A conexão pode ser estabelecida de duas maneiras, dependendo do tipo de instalação disponível remotamente.
Se o usuário remoto tem uma linha dedicada e está sempre esperando por uma ligação, basta usar o Dialer para discar o número.
Se a linha telefônica do usuário remoto é usada para outros fins (por exemplo, para conversações tradicionais por voz), o emissor deve fazer uma ligação normal de voz para solicitar que o usuário remoto faça as devidas inicializações em sua máquina.
Uma vez acertados os detalhes da conexão, o telefone pode ser desligado e toda a conversação pode ser feita com o ShareVision.
Um dos pontos fortes do pacote é a possibilidade de compartilhamento simultâneo de uma mesma aplicação por dois usuários.
Assim, os dois usuários podem discutir um determinado documento, fazendo correções ou modificações (cores, tipos de letras etc.).
Qualquer aplicação "Windows" pode ser compartilhada durante uma sessão
ShareVision. Apenas um dos lados da conexão inicializa a aplicação.
A seguir, por meio do Application Sharing Dialog Box, ele define a aplicação como compartilhada, o que indica ao sistema que toda tela oriunda da aplicação deve aparecer no monitor local e no remoto.
A WhiteBoard é uma ferramenta ágil de compartilhamento de
informações.
Pode ser considerada como uma folha em branco que será usada por duas pessoas à longa distância. Textos e imagens também podem ser compartilhadas na WhiteBoard.
Ela oferece um conjunto de ferramentas gráficas semelhante às de um editor gráfico comum, porém podem ser usadas por duas pessoas simultaneamente.
O arquivo final da discussão pode ser impresso como relatório de uma reunião.

O teste do ShareVision foi feito no laboratório InterMídia do ICMSC-USP. As placas foram instaladas em micros DX2 de 66 MHz e DX4 de 100 MHz. Como são necessários dois pacotes para estabelecer uma comunicação, o teste contou com a participação da Sidapis Computadores, que tem um sistema montado. As características de edição de vídeo foram testadas pela elaboração de um vídeo de apresentação.

EDSON MOREIRA, 38, é pesquisador em redes de computadores e sistemas multimídia, tendo feito doutorado em Manchester, Reino Unido. DANIEL MANZATO, 19, FABRÍCIO LAGUNA, 20, e MÁRCIO GALLI, 20, são alunos de computação e fazem pesquisa em transporte de objetos multimídia em redes de computadores.

Texto Anterior: Sistema permite reuniões ao vivo pelo computador
Próximo Texto: Erro para fazer impressões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.