São Paulo, domingo, 29 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC adverte sem-terra sobre novas invasões

Presidente admite suspender intervenção no Banespa

EMANUEL NERI
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente Fernando Henrique Cardoso fez ontem uma advertência ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e aos fazendeiros que estão se armando no interior paulista.
“Eu não vou tolerar abusos. Já disse isso um milhão de vezes”, disse FHC. Segundo o presidente, há um limite para as invasões: “O limite é a boa-fé. Quando houver uma ocupação seguida de outra, com o propósito claro de criar situações de dificuldade, evidentemente o governo reagirá”, disse.
“Mas também não aceitarei que os fazendeiros se armem. Isto aqui não é uma terra sem lei. É uma terra com lei que precisa ter justiça.” Segundo ele, nenhuma “violência será tolerada”.
FHC deu essas declarações às 11h50 no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, vindo de São Sebastião. Ele passou dez horas no porta-aviões Minas Gerais, acompanhando manobras militares. Em seguida, ele foi para seu apartamento em Higienópolis.
O presidente disse ainda que a solução para o caso Banespa está próxima e admitiu a possibilidade de suspender a intervenção.
“Eu e o Covas estamos perfeitamente de acordo. Vamos marchar para o que é bom para o Brasil. O que é bom para o Brasil? Que seja possível retirar a intervenção e que o banco tenha condições de ter credibilidade”.
O presidente disse que aceita o limite de 18 meses para o FSE (Fundo Social de Emergência): “Agora o Congresso assume a responsabilidade. Qual é a responsabilidade? O FSE é feito para garantir a estabilização da moeda. Para que isso tenha permanência, precisamos de reformas. Entendo que o Congresso está dizendo que em 18 meses terá feito todas as reformas necessárias”.
O projeto que seria feito durante a passagem de FHC por São Sebastião fracassou: as lanchas dos ecologistas não alcançaram o navio do presidente. FHC disse que os testes da Marinha não prejudicam a ilha de Alcatrazes, motivo da reclamação dos ecologistas.

Colaborou a Folha Vale

Texto Anterior: Encarte mensal traz cupons de descontos
Próximo Texto: Sem-terra invadem área da Cesp
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.