São Paulo, domingo, 29 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cuidados na gravidez evitam cárie em criança

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Cuidados tomados durante a gestação e nos primeiros meses de vida podem garantir a saúde bucal da criança e evitar o aparecimento de cáries.
As cáries são cavidades que se formam no esmalte (parte superficial) do dente pela ação da placa bacteriana -espécie de película de bactérias e restos alimentares que aderem aos dentes.
As bactérias transformam o açúcar em substâncias ácidas que "atacam" o esmalte. Se a cárie não for tratada na fase inicial, ela pode progredir e atingir as porções internas (dentina e polpa), causando dor e até a perda do dente.
O odontopediatra Fábio Bibancos de Rosa crê que a futura mãe pode desempenhar um papel fundamental na saúde bucal do filho.
Segundo Bibancos, que lançou na última semana o livro "Um Sorriso Feliz Para Seu Filho - Guia Prático" (Editora CL-A Cultural, 54 págs., R$ 15), os cuidados devem começar logo no início da gravidez.
A gestante deve checar com o dentista se seus dentes estão em boas condições. Os cuidados para prevenir cáries devem ser intensificados. As bactérias responsáveis pela cárie dentária (que fazem parte da flora bucal do adulto) podem ser transmitidas para o bebê.
O organismo da criança, até 2 anos, não está preparado para receber essa bactéria, que pode acabar provocando cáries precoces nos dentes de leite.
Um cuidado importante que os adultos devem ter é evitar beijos na boca das crianças ou compartilhar objetos como colheres e copos, para não transmitir a bactéria.
O controle alimentar e a higiene bucal adequada (escovação regular e uso de fio dental) diminuem o risco de cáries e aliviam a inflamação nas gengivas da mulher, que pode surgir durante a gravidez.
A futura mãe deve preferir alimentos como legumes, frutas e carnes magras e evitar os doces.
A ortodontista Josanda Teixeira Barbosa diz que as gestantes que vivem em cidades em que a água corrente não tem flúor devem repor esse elemento fundamental para a proteção do dente.
Segundo Josanda, a reposição pode ser feita com pastas de dente ou com a aplicação de flúor pelo próprio dentista.
Para Bibancos, a alimentação do bebê é outro fator fundamental para a saúde dos dentes. O ato de mamar no peito tem um papel fundamental na formação correta da arcada dentária.
Além disso, do ponto de vista odontológico, o leite materno também é o alimento mais adequado para o recém-nascido. O leite de vaca normalmente é adoçado com açúcar ou achocolatados, que facilitam o aparecimento de cáries.
A limpeza da cavidade oral do bebê com um cotonete ou com gaze mantém a limpeza da boca antes mesmo dos primeiros dentes.

Texto Anterior: 'Não desejo isso nem a um inimigo'
Próximo Texto: Tratamento preventivo de gerente dá resultado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.