São Paulo, domingo, 29 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudante teve só uma cárie

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

O estudante Leonardo Cintra Nunes, 10, é uma criança com uma história que contrasta com a realidade do Brasil. Ele teve uma única cárie.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que os índices de cárie na população do país são extremamente elevados e que cerca de 70% das crianças brasileiras com 10 anos já perderam pelo menos um dente permanente por problemas de saúde bucal.
A mãe de Leonardo, a técnica em nutrição e dietética Magda Cintra Nunes, diz que seu filho visita regularmente um odontopediatra desde os 3 anos de idade.
Segundo ela, o vínculo entre o profissional e a criança é muito importante.
"Desde pequeno, o Leonardo ia sozinho para a sala do dentista sem nenhum medo. Nada daqueles choros típicos de criança."
Magda evitou dar doces para o filho nos primeiros anos de vida. "Hoje, ele não gosta de chicletes e balas."
Os especialistas acreditam que a única forma de reverter o quadro da saúde bucal da população é a implantação de um programa abrangente de prevenção.
(JB)

Texto Anterior: Tratamento preventivo de gerente dá resultado
Próximo Texto: Mães devem limpar primeiro dente do bebê
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.