São Paulo, domingo, 29 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mães devem limpar primeiro dente do bebê

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Medidas necessárias para evitar o aparecimento das cáries devem ser tomadas pelas mães desde o aparecimento do primeiro dente de leite (por volta do oitavo mês).
O primeiro dente deve ser limpo após todas as mamadas para evitar o acúmulo de restos alimentares. Nessa fase, a mãe pode usar cotonetes, gaze ou uma escova macia.
O cuidado deve aumentar com o surgimento dos outros dentes (os 20 dentes de leite estão completos no terceiro ano de vida).
É importante evitar açúcar e doces e não deixar de escovar os dentes da criança após todas as refeições, até o fim da dentição.
A escovação feita antes de dormir evita que restos alimentares fiquem na boca por muitas horas. A limpeza já pode ser completada com fio dental. A primeira ida ao dentista deve ocorrer aos 3 anos.
Um gel rico em flúor e o uso de seladores (substâncias aplicadas nas superfícies mais rugosas dos dentes para evitar o acúmulo de alimentos) ajudam na prevenção.
O odontopediatra Fábio Bibancos de Rosa diz que esse é o momento em que o dentista procura mostrar para a criança a importância de cuidar da própria boca.
No entanto, a mãe ainda terá de assumir o cuidado da higiene bucal da criança até os 10 anos.
A pasta de dente só deve ser usada quando a criança aprende a cuspir. Não é bom que ela engula repetidamente a pasta com flúor.
A ortodontista Josanda Teixeira Barbosa diz que não existem pastas especiais no Brasil com a concentração de flúor ideal para as crianças (cerca de metade das necessidades do adulto).
Segundo ela, outro recurso para tentar "ganhar" as crianças são as pastilhas evidenciadoras de placa. Elas deixam as áreas não estão bem limpas com uma coloração diferente. Assim, a criança fica sabendo onde precisa reforçar a escovação.
(JB)

Texto Anterior: Estudante teve só uma cárie
Próximo Texto: Manual de psiquiatria ganha quarta edição; A FRASE; O NÚMERO; Vacina anti-hepatite B protege as crinaças; Cinto de segurança não deve apertar pescoço; Exame reduz biópsias desnecessárias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.