São Paulo, domingo, 29 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Manual de psiquiatria ganha quarta edição; A FRASE; O NÚMERO; Vacina anti-hepatite B protege as crinaças; Cinto de segurança não deve apertar pescoço; Exame reduz biópsias desnecessárias

JULIO ABRAMCZYK

Manual de psiquiatria ganha quarta edição
A Editora Artes Médicas, de Porto Alegre (RS), editora oficial da Associação Brasileira de Psiquiatria, acaba de lançar em português a quarta edição do "Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, da Associação Psiquiátrica Americana (foto). Nas 830 páginas colaboraram cerca de mil profissionais, divididos em 13 grupos de trabalho, resultando em um manual útil para clínicos e em um instrumento didático para o ensino da psicopatologia.

A FRASE
"É preciso deixar de avaliar os serviços de saúde apenas quantitativamente (equipamentos, consultas realizadas), e começar a avaliá-los qualitativamente (saúde produzida, sofrimento evitado)."

Professor João Catarin Mezomo, em seu livro "Gestão da Qualidade na Saúde, lançado pelo Projeto Editorial da Universidade de Guarulhos, 1995.

O NÚMERO
5 ...mil mortes ocorrem anualmente nos EUA por doenças hepáticas e câncer do fígado, provocadas pela infecção crônica do vírus da hepatite B.

Vacina anti-hepatite B protege as crinaças
Todas as crianças devem ser vacinadas contra o vírus da hepatite B. Entretanto, se não receberam o imunizante, seria prudente, sob o ponto de vista médico e econômico, vacinar os adolescentes, diz relatório do médico Harold S. Margolis e colaboradores do Centro Nacional de Doenças Infecciosas dos EUA, publicado no último número do "The Journal of the American Medical Association.

Cinto de segurança não deve apertar pescoço
O cinto de segurança dos automóveis pode eventualmente provocar um acidente se não for usado corretamente. O médico R. Iyer, do Canadá, relata na revista "The Lancet do dia 14 deste mês problemas de um motorista cujo cinto, ao comprimir a região do seio carotídeo (uma área lateral do pescoço contendo nervos sensitivos), fez com que ele perdesse a consciência ao fazer uma manobra com o carro.

Exame reduz biópsias desnecessárias
Pesquisa realizada na Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, em Saint Louis, EUA, confirma que o exame laboratorial PSA é importante para a detecção precoce do câncer da próstata. Segundo a Divisão de Cirurgia Urológica, o teste pode reduzir biópsias desnecessárias, porém não dispensa o toque retal.

Texto Anterior: Mães devem limpar primeiro dente do bebê
Próximo Texto: Mulheres viram 'santas' perto do namorado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.