São Paulo, domingo, 29 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Idealista faz opção por clínica médica

DA REPORTAGEM LOCAL

Escolher a clínica médica entre todas as especialidades da medicina é hoje algo para os idealistas.
"Não vou negar, é puro idealismo, se quisesse ganhar dinheiro abriria um consórcio", disse o estudante do 6º ano de medicina da Santa Casa de Misericórdia, Fabio Guigugli, 24.
A questão é que o clínico geral recebe por consulta R$ 2,04 pelo SUS (Sistema Único de Saúde) ou R$ 20 pela tabela da Associação Médica Brasileira.
Já o especialista -o dermatologista, o cardiologista ou o oftalmologista-, além da consulta, ganha por procedimentos realizados no consultório.
"O retorno financeiro é melhor. Eles não fazem plantão de madrugada ou no final de semana e estudam apenas sua área, sem necessidade de saber tudo", disse a estudante de medicina Celi Deriwlany, 27.
Isso vem fazendo com que a procura pela clínica médica diminua a cada ano.
Em 1995, a Unicamp teve quatro vagas para clínica médica e 88 inscritos, enquanto cirurgia geral tem 13 vagas e 225 inscritos, por exemplo.
Para Celi, é muito difícil para um estudante escolher sua especialidade. "Deve-se pesar tudo isso. Acabei optando pela clínica geral porque gosto do pronto-socorro, da emergência e das decisões rápidas", disse.

Texto Anterior: HC aumenta tempo de residência na área
Próximo Texto: Crack inverte rota de difusão das drogas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.