São Paulo, domingo, 29 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clássico paulista usa apenas 'meio campo'

ARNALDO RIBEIRO; JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

Além de estarem em posições opostas na tabela de classificação, Corinthians e São Paulo adotarão esquemas táticos antagônicos no clássico de hoje.
O Corinthians decidiu privilegiar o ataque e o São Paulo optou pela cautela, reforçando o seu meio-campo e sua defesa.
Assim, com o Corinthians atacando e o São Paulo defendendo, os dois times devem ocupar, na maior parte do jogo, apenas uma metade do campo do Comercial, em Ribeirão Preto.
"Vamos chegar a ter quatro atacantes", disse o treinador do Corinthians, Eduardo Amorim, referindo-se à presença de Clóvis, Fabinho, Marcelinho e Souza.
Segundo Amorim, a decisão de dar maior liberdade para Marcelinho e Souza atacarem foi tomada a partir de uma conversa que teve com os dois jogadores.
"Procuro respeitar as características de cada um. Eles são mais atacantes que marcadores e poderão grudar em Clóvis e Fabinho."
Outro pedido do treinador foi para os laterais Carlos Roberto e Elivélton apoiarem o ataque.
No São Paulo, a preocupação é com o sistema defensivo.
O time vai adotar um esquema tático semelhante ao utilizado na final do Mundial Interclubes, em 1993, quando venceu o Milan (Itália), nos contra-ataques, por 3 a 2.
O São Paulo terá três meias defensivos (Alemão, Donizete e Cerezo), um meia de ligação (Denílson) e apenas dois atacantes (Almir e Caio), como em 93.
"Trata-se de um bom esquema. Temos que povoar o meio-campo para dar mais segurança aos zagueiros e aos laterais". disse o lateral-esquerdo André.
"A primeira preocupação é a marcação. Se não tivéssemos jogado assim contra o Milan, teríamos perdido", acrescentou.
O meia Toninho Cerezo, outro que esteve presente na decisão de 1993, também aprova o esquema.
"O time ainda não se acertou e temos que começar este acerto lá atrás. O importante é não perder. Temos que jogar de forma compacta", disse.
(AR e JCA)

NA TV
Globo, ao vivo, às 19h

Texto Anterior: Santos tenta terceira vitória consecutiva hoje na Bahia
Próximo Texto: Comercial usa jogo para pagar a FPF
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.