São Paulo, segunda-feira, 30 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Futuro da megacidade é tema de três eventos

DA REPORTAGEM LOCAL

São Paulo sedia a partir de hoje três eventos internacionais que vão discutir o futuro das megacidades.
"Seminário Internacional Centro 21", "Globalização (Des)Ordem Internacional Emergente e Megacidades" e "O Futuro das Megacidades" vão contar com a presença de urbanistas, arquitetos e cientistas políticos de 20 países.
Os eventos devem funcionar como uma prévia da Habitat 2, a conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre assentamentos humanos, que vai ocorrer em 1996 em Istambul, na Turquia.
O presidente Fernando Henrique Cardoso abre hoje o "Seminário Internacional Centro 21", que vai até amanhã, no Hilton Hotel.
Os principais temas serão o centro metropolitano de São Paulo, o aparecimento de cidades sem infra-estrutura e as consequências que isso provoca nas condições de vida da população, como problemas com trânsito e transporte.
O seminário "Globalização (Des)Ordem Internacional Emergente e Megacidades" deve buscar uma abordagem mais econômica.
Segundo o sociólogo Paulo Sérgio Pinheiro, um dos organizadores, os debates serão sobre desemprego, habitação e violência.
"Os palestrantes vão trocar experiências e discutir como a globalização ocorre no contexto dos diferentes continentes."
O evento vai até quarta-feira no Parlamento Latino-Americano. Estão sendo esperadas as presenças do presidente da República (ainda não confirmada) e do governador e do prefeito de São Paulo, Mário Covas e Paulo Maluf.
O terceiro evento é "O Futuro das Megacidades". A intenção é retomar a preocupação existente na década de 80 com a expansão de grandes cidades como São Paulo e Nova York sobre outros municípios, criando com isso um único espaço econômico, geográfico, cultural e político.
Entre os participantes está a norte-americana Janice Perlman, fundadora e diretora executiva do Mega-Cities Project, uma entidade internacional que mantém uma espécie de banco de dados sobre soluções urbanas, que são testadas nas grandes cidades.
"O Futuro das Megacidades" ocorre hoje e amanhã no hotel Meliá. Uma das preocupações a serem levantadas nas palestras será o ritmo de crescimento das cidades e a tendência de maior crescimento dos municípios periféricos.

Texto Anterior: As missões do professor e do tradutor de espanhol
Próximo Texto: SP será cenário de documentário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.