São Paulo, segunda-feira, 30 de outubro de 1995
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Máquinas eletrônicas de cupons estréiam no varejo

NELSON BLECHER
DA REPORTAGEM LOCAL

Máquinas eletrônicas que emitem cupons de descontos começam a ser instaladas hoje e estarão em funcionamento até quarta-feira em 270 supermercados de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.
Importadas dos EUA ao custo de US$ 100 a unidade, as 1.500 máquinas, de cor avermelhada, são equipadas com um chip programado para emitir um cupom a cada 5 segundos.
O cronômetro foi ajustado aos hábitos de consumo do brasileiro. Nos EUA, onde estão instaladas em 10 mil supermercados e 3.500 drugstores, cada novo cupom leva 40 segundos para estar disponível.
"É que o americano não costuma comprar mais de duas unidades de um produto em promoção. Vamos despejar 7 milhões de cupons em nossa primeira campanha no Brasil", diz Simão João Chain, presidente da Actmedia do Brasil, subsidiária da maior empresa mundial de estratégias promocionais de varejo.
A Actmedia se instalou no país em sociedade com um grupo de empresários nacionais para explorar um nicho que prospera em todo o mundo: o de ofertar centavos como isca para que o consumidor experimente uma nova marca.
Segundo revelou um estudo recentemente divulgado nos EUA pela respeitada consultoria Yankelovich, cupons de desconto são mais eficazes para esse fim do que comerciais de televisão.
"Não existe horário mais nobre para sua mensagem que o exato momento em que o consumidor está decidindo a compra no ponto-de-venda", proclama um anúncio provocativo da Actmedia.
Em 1994, a matriz faturou US$ 300 milhões somente com a criação de promoções no varejo.
As máquinas, patenteadas pela empresa, chegam ao Brasil com seis anos de atraso porque, durante o período inflacionário, os preços ensandecidos inviabilizavam esse tipo de promoção.
Depois do Real, no entanto, 79% dos clientes passaram a ficar mais atentos às promoções, como constatou um levantamento conduzido pela consultoria CBPA junto às redes de supermercados.
"Vamos instalar e dar manutenção a 3.000 dessas máquinas até o final do ano", diz Chain, ao informar que a expectativa de faturamento alcança US$ 12 milhões nos próximos 12 meses.
Cada loja poderá dispor de até 15 máquinas. "Planejamos atingir 1.500 pontos-de-venda até julho de 1996", afirma o executivo.
Como cada máquina tem capacidade para armazenar 500 cupons, funcionários da Actmedia farão plantão nas lojas e serão alertados por uma luz pisca-pisca para fazer a reposição. Pão de Açúcar, Extra, Paes Mendonça e Sé estão entre as redes que firmaram contrato com a Actmedia e receberão, em troca de concessão do espaço, o equivalente a 10% do faturamento líquido de cada campanha, com duração de 28 dias.
A operação será bancada por pesos-pesados da indústria como Nestlé, Parmalat e Gessy Lever, dispostas a desembolsar de US$ 25 mil a US$ 65 mil pela criação e execução de uma campanha. "Serão oferecidos descontos de 10% a 20% em reais sobre o preço estampado na gôndola", afirma Chain.

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