São Paulo, domingo, 5 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda termos do período

Saiba o que significam os termos que marcaram o período de 35 a 45:
Nazismo: surgiu na Alemanha em 1918 e deu origem, dois anos depois, ao Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães. O ideário do partido privilegiava a unidade racial do povo alemão, a superioridade da raça ariana e o combate ao comunismo. O partido nazista chegou ao poder em 1933. O expansionismo alemão foi uma das causas da 2ª Guerra Mundial.
Fascismo: movimento estruturado em 1921 na Itália por Benito Mussolini, que criou o Partido Nacional Fascista. Era baseado na ditadura de um partido único, na exaltação nacionalista, no combate ao comunismo e na pregação do corporativismo.
Primeiro-ministro italiano a partir de 1922, Mussolini levou a Itália a aliar-se aos alemães na 2ª Guerra Mundial a partir de 1940.
Integralismo: movimento de inspiração fascista fundado em 1932 por Plínio Salgado. Em 1936, tinha entre 600 mil e 1 milhão de adeptos. Organizados de forma paramilitar, tinham como símbolos a letra grega sigma e camisas verdes. Colocados na ilegalidade em 1937, fracassaram ao, no ano seguinte, promover um levante contra o governo.
Estado Novo: regime ditatorial de inspiração fascista implantado em 10 de novembro de 1937 a partir de um golpe de Estado deflagrado pelo então presidente, Getúlio Vargas. O regime e Vargas caíram em 1945.
Intentona Comunista: movimento deflagrado em 23 de novembro de 1935 em unidade do Exército em Natal (RN) a partir de orientação da ANL (Aliança Nacional Libertadora), organização controlada por comunistas. Após gerar revoltas em quartéis de Recife e Rio, a insurreição foi dominada no dia 27 de novembro.

Texto Anterior: Exposição traz Brasil entre Hitler e Aliados
Próximo Texto: Documentos registram batalha ideológica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.