São Paulo, terça-feira, 7 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fipe apura inflação de 1,48% em outubro em SP

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

A inflação ficou em 1,48% em outubro no município de São Paulo, segundo o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Essa taxa é inferior ao 1,7% previsto anteriormente para o mês pela própria Fipe. Em setembro, a inflação tinha sido de 0,74%. A Fipe prevê que a inflação será de 1% em novembro.
Outubro, tradicionalmente, é um período de aceleração da inflação, o que não ocorreu neste ano.
Heron do Carmo, coordenador do IPC da Fipe, atribui a nova tendência, em parte, à não-ocorrência de sazonalidades. Ou seja, produtos que neste período do ano sempre subiam, como a carne bovina, não estão tendo o mesmo comportamento.
A carne bovina, que em outubro de 94 subiu 21,7%, para uma taxa média de inflação de 3,17%, no mês passado teve reajuste de 0,32%, contra inflação de 1,48%.
A melhor oferta de boi gordo para abate e a concorrência mais acentuada da carne de frango foram os principais resposáveis pela acomodação destes preços.
O item habitação também ajudou a segurar a inflação. Pela primeira vez no Real, a taxa de reajuste no setor (1,84%) ficou próxima à inflação média do período. O peso menor de habitação se deve aos reajustes menos acentuados de aluguel, que, em outubro, ficaram 5,6% mais caros, contra 6,94% em setembro.
Pressionaram a inflação os alimentos industrializados (açúcar e pão) e "in natura" e transportes.

Texto Anterior: O programa que mudou o Brasil
Próximo Texto: Bolsas e títulos da dívida externa recuam
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.