São Paulo, sábado, 11 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Semeando Corumbiaras

CLÓVIS ROSSI

SÃO PAULO - Declaração do secretário da Segurança Pública do Paraná, Cândido Martins de Oliveira, após a sua PM ter ferido a bala 15 sem-terra, na desocupação da fazenda Saudade:
"A polícia do Paraná agiu com a maior tranquilidade, cautela e prudência".
Falso, por duas razões básicas:
1 - Para começar, vamos admitir que a versão policial, a de que os sem-terra reagiram à ocupação, seja verdadeira. Como não houve inicialmente testemunhas, é palavra de um lado contra a palavra do outro.
Ainda assim, não dá para dizer que a polícia agiu com "tranquilidade, cautela e prudência". Se prudência tivesse havido, uma polícia medianamente preparada teria conseguido desalojar os sem-terra sem fazer vítimas, ante a notória superioridade de seu armamento.
Ainda mais que episódios anteriores, em São Paulo e em Corumbiara, ensinaram que há eletricidade demais no ar nessa questão fundiária. Logo, um secretário de Segurança digno desse nome teria preparado seus agentes para de fato agir com "tranquilidade, cautela e prudência", mesmo na hipótese de uma reação.
2 - Mas o maior desmentido às declarações do secretário não vem da operação em si, mas de um episódio imediatamente posterior, flagrado com toda a sua eloquência pelo "Jornal Nacional" da Globo.
Foi o momento em que quatro líderes dos sem-terra chegaram ao local, em um veículo velho, foram cercados por policiais de armas apontadas e obrigados a descer.
Em seguida, depois que os quatro já estavam dominados, um dos policiais humilhou um dos sem-terra, puxando-o pela barba mais de uma vez -sempre diante das câmeras.
Aí, não se trata da palavra da polícia contra a palavra dos sem-terra, mas do olho implacável da câmera, a exibir a enésima cena de prepotência de um policial contra um cidadão humilde.
Se é isso que o secretário paranaense chama de "tranquilidade, cautela e prudência", Corumbiara vai parecer refresco quando a sua polícia atuar com intranquilidade, sem cautela e de forma imprudente.

Texto Anterior: Ventos fortes
Próximo Texto: Atraso mortal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.