São Paulo, sábado, 11 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atraso mortal

JOSIAS DE SOUZA

BRASÍLIA - Tinha escassos 7 anos em 68. Era ainda um cego ideológico. Não vi quando a esquerda brasileira pichou os muros com vivas aos vietcongues.
Desfrutava de meus 14 em 75, ano em que o Vietnã afinal impôs aos Estados Unidos sua derrota mais humilhante. Preocupava-me mais a erupção das primeiras espinhas do que a interrupção da guerra.
Pois nem mesmo eu, um ignorante bélico, pude passar indiferente pela foto estampada ontem nos jornais. A cena do aperto de mãos entre Robert McNamara e Vo Nguyen Giap é de uma inutilidade hedionda.
O encontro de MacNamara, ex-secretário de Defesa dos Estados Unidos, com Giap, ex-comandante militar do Vietnã, cheira a naftalina. Está três décadas e mais de 3 milhões de mortos atrasado.
Um detalhe emprestou ar patético à foto: os dois riam muito no instante em que foram congelados no fotograma. Pareciam velhos amigos, eis a impressão que salta da cena.
Na verdade, a confraternização com Giap é parte de um conflito pessoal de McNamara consigo mesmo. O maestro da guerra parece determinado a expiar suas culpas. Em abril lançou "In Retrospect: the Tragedy and Lessons of Vietnam" (Em Retrospecto: a Tragédia e Lições do Vietnã) -um livro encharcado de remorso.
Em severa autocrítica, McNamara reconheceu que a intervenção americana no Sudeste Asiático foi um grave equívoco: "Nós estávamos errados, terrivelmente errados".
Disse mais: o conflito deveria ter sido interrompido em seus primeiros meses, quando os mortos ainda eram contados a duas centenas. Hoje, sabe-se que morreram cerca de 58 mil americanos e mais de 3 milhões de vietnamitas.
Costuma-se dizer que aos piores seres humanos está reservado o inferno depois da morte. McNamara como que antecipa o seu martírio. Lança-se ao caldeirão do diabo com vívido interesse. Em recente entrevista a Diane Sawyer, da TV americana ABC, chegou mesmo a debulhar-se em lágrimas.
É pena. Sua sensibilidade chega tarde. Muito tarde. O sofrimento retardado de McNamara não mudará o destino dos cadáveres, dos mutilados, dos órfãos e das viúvas da guerra.

Texto Anterior: Semeando Corumbiaras
Próximo Texto: O tempo e o número
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.