São Paulo, domingo, 12 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cúpula da igreja nega acusações

CLÁUDIA TREVISAN
DA REPORTAGEM LOCAL

As afirmações de Mário Justino são contestadas pelo bispo Carlos Rodrigues, com quem o ex-pastor trabalhou por aproximadamente três anos na Bahia.
Rodrigues, que hoje dirige a Universal em Minas Gerais, sustenta que foi ele, e não Edir Macedo, o responsável pelo afastamento de Justino da igreja. Na época, ele dirigia a Universal na Bahia.
O principal motivo teria sido o comportamento familiar do ex-pastor. Rodrigues afirma que a ex-mulher de Justino reclamava frequentemente de sua conduta como pai e marido.
Além disso, Justino teria o hábito de abandonar a igreja por dias seguidos.
Segundo o bispo, os pastores da Universal não têm participação percentual na arrecadação da igreja. Eles recebem salário, que muda de Estado para Estado, diz.
"Poucos pastores tinham carro na Bahia naquela época. Muito menos andavam de táxi aéreo."
Justino deixou a Universal há cerca de sete anos, afirma Rodrigues. Nos Estados Unidos, o ex-pastor teria tentado voltar para a igreja, sem sucesso.
Em Portugal, Justino teria recebido apenas ajuda material do bispo Paulo Roberto Guimarães. "Ele não voltou a se ligar à igreja, até porque isso dependia da concordância dos que o haviam afastado", afirma Rodrigues.
Homossexualismo
A suposta relação homossexual entre Justino e o bispo José Carlos Menezes também é contestada por Rodrigues.
Menezes continua na igreja e hoje está em Portugal. Segundo Rodrigues, ele é casado com a irmã da ex-mulher de Justino e teria deixado a Bahia antes do afastamento do ex-pastor da igreja.
"Esse rapaz está tomado pelo ódio e, como tem uma doença incurável, não vê consequência no que fala", afirma Rodrigues.
A Folha tentou entrar em contato com o bispo José Carlos Menezes em Portugal. A reportagem deixou recados na Universal no Porto e em Lisboa, mas não obteve resposta.
O bispo Honorilton Gonçalves, a quem Justino diz ter revelado ser portador do HIV, nega que em qualquer momento tenha recebido tal notícia.

Texto Anterior: Ex-pastor conta sua vida do púlpito ao lixo
Próximo Texto: TRECHOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.