São Paulo, domingo, 12 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doença pode 'atacar' o ano todo

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

A rinite alérgica é uma doença que obedece a um padrão perene no Brasil -ela pode "atacar" as pessoas durante todo o ano.
Esse fenômeno se deve às condições climáticas do país -temperaturas elevadas e umidade do ar em torno de 60 a 70%- que favorecem a proliferação dos ácaros (organismos microscópicos) que vivem no pó domiciliar.
Os ácaros do pó são os agentes responsáveis por cerca de 85% das rinites alérgicas em nosso meio.
A região de maior frequência de rinite alérgica no Brasil são os Estados do Nordeste.
Segundo Aroldo Nimiti, as crianças são as maiores vítimas das rinites alérgicas durante os meses do inverno e os adultos são os principais candidatos no verão.
Charles Naspitz explica que a única exceção ao padrão perene no Brasil são os Estados do Sul. Nesses Estados, a rinite obedece a um padrão mais sazonal -é mais frequente nas estações do ano em que acontece a floração.
O período de março a maio (quando ocorre a floração das gramíneas) é crítico. Esse é o mesmo padrão verificado nos EUA e na Europa.
(JB)

Texto Anterior: Crianças são principais 'freguesas' de ambulatório
Próximo Texto: Asmáticos têm crises simultâneas de rinite
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.