São Paulo, domingo, 12 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Asmáticos têm crises simultâneas de rinite

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Cerca de 85% das crianças com asma -falta de ar causada pelo estreitamento das vias respiratórias- têm crises simultâneas de rinite alérgica.
Charles Naspitz explica que muitos pacientes contam que uma crise de asma pode ser antecedida por um "ataque" de espirros, coceira no nariz e coriza (secreção nasal abundante).
A asma pode ter origem alérgica. Os brônquios e bronquíolos dos pacientes são mais sensíveis aos alérgenos.
Naspitz explica que existe uma espécie de unidade no sistema respiratório. As células da mucosa nasal são semelhantes às células que revestem brônquios, bronquíolos e pulmão. Uma pessoa com rinite alérgica, portanto, está mais suscetível à asma.
Alguns trabalhos recentes sugerem que o tratamento da rinite alérgica pode melhorar a sensibilidade exagerada dos brônquios ao alérgenos, diminuindo assim a chance de crises de asma.
A pessoa que tem rinite acaba desenvolvendo o hábito de respirar pela boca (respirador bucal).
Uma das funções normais do nariz é "tratar" o ar inspirado. Ele aquece, umidifica e filtra esse ar.
Quando a respiração é feita pela boca, o ar que vai aos pulmões tem qualidade inferior e pode aumentar a reatividade dos brônquios aos alérgenos, aumentando a incidência das crises de asma.
Além da má qualidade do ar, o respirador bucal pode desenvolver problemas em sua arcada dentária e em sua boca.
Esses pacientes ficam com deformações no palato (céu da boca) e na arcada dentária que acabam dificultando o fechamento correto da boca (má-oclusão).
Segundo Naspitz, um setor especializado no tratamento dos respiradores bucais estará funcionando em breve na Escola Paulista de Medicina (EPM-UNIFESP).
(JB)

Texto Anterior: Doença pode 'atacar' o ano todo
Próximo Texto: Médicos evitam falar de câncer a pacientes; O NÚMERO; A FRASE; Dentista cria prêmio sobre saúde pública; Joelho artificial precisa de cuidado preventivo; Dor na garganta pode gerar doença cardíaca
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.