São Paulo, domingo, 12 de novembro de 1995
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QUAL SEU QUOCIENTE DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?

1. Você está viajando de avião. De repente o avião entra numa área de grande turbulência e começa a balançar de um lado para outro. O que você faz?
a. Continua lendo seu livro ou revista ou assistindo o filme e não presta atenção à turbulência.
b. Fica atento para qualquer emergência, acompanhando tudo que as aeromoças estão fazendo e lendo o cartão com instruções sobre o que fazer em casos de emergência.
c. Um pouco de (a) e de (b).
d. Não sei -nunca notei.

2. Você levou um grupo de crianças de quatro anos ao parque. Uma delas começa a chorar porque as outras não querem brincar com ela. O que você faz?
a. Fica de fora -deixa as crianças cuidarem do problema sozinhas.
b. Conversa com a criança e a ajuda a encontrar maneiras de convencer as outras a brincar com ela.
c. Em tom bondoso, fala para ela não chorar.
d. Tenta distrair a criança, que está chorando, mostrando a ela outras coisas com as quais poderia brincar.

3. Suponha que você é um estudante universitário que esperava tirar um 10 numa disciplina, mas na metade do ano acaba de descobrir que tirou um 5. O que você faz?
a. Traça um plano específico de meios para melhorar sua nota e se decide a seguir seu plano.
b. Resolve fazer melhor no futuro.
c. Diz a você mesmo que na realidade não importa a nota que você tira nessa matéria e, em vez disso, se concentra em outras onde você tira notas mais altas.
d. Vai falar com a professora e tenta convencê-la a aumentar sua nota.

4. Imagine que você é um vendedor de seguros e está telefonando para potenciais clientes. Quinze pessoas seguidas acabam de desligar na tua cara e você já está ficando desanimado. O que você faz?
a. Resolve parar por hoje e esperar que amanhã você dê mais sorte.
b. Avalia possíveis características suas que talvez estejam prejudicando sua capacidade de completar uma venda.
c. Experimenta uma abordagem nova no próximo telefonema e continua tentando.
d. Pensa em mudar de emprego.

5. Você é gerente de uma organização que procura incentivar o respeito pela diversidade étnica e racial. Você ouve alguém fazer uma piada racista. O que você faz?
a. Ignora -afinal, é só uma piada.
b. Chama a pessoa até seu escritório para repreendê-la.
c. Reage na hora, dizendo que piadas desse tipo são inapropriadas e não serão toleradas em sua organização.
d. Sugere à pessoa que contou a piada que ela faça o programa de treinamento em diversidade racial.

6. Você está tentando acalmar um amigo que está furioso com o motorista do carro ao lado, que deu uma cortada perigosa à sua frente. O que você faz?
a. Diz para ele esquecer o incidente -ele já está legal de novo, e afinal não aconteceu nada.
b. Coloca uma das fitas prediletas dele e tenta distraí-lo.
c. Você se junta a ele e começa a falar mal do outro motorista, para mostrar que está do lado de seu amigo.
d. Você conta a ele sobre uma vez em que uma coisa semelhante aconteceu com você e você ficou tão furioso quanto ele está agora, mas depois percebeu que o outro motorista estava a caminho do pronto-socorro.

7. Você e sua(seu) companheira(o) entraram numa discussão que foi se agravando até virar briga. Os dois estão perturbados e no calor do momento estão fazendo críticas pessoais que não refletem seu pensamento real. Qual a melhor coisa a fazer?
a. Fazer uma pausa de 20 minutos e depois continuar a discussão.
b. Simplesmente pare a briga -mantenha-se em silêncio, não importa o que sua companheira disser.
c. Você pede desculpas e pede que sua companheira também se desculpe.
d. Você para por um momento, reflete um pouco e depois afirma sua posição da maneira mais clara e exata possível.

8. Você foi indicado para chefiar uma equipe de trabalho que está tentando encontrar uma solução criativa para um problema que sempre aparece no trabalho. Qual é a primeira coisa que você faz?
a. Redige uma pauta e reserva tempo para a discussão de cada item, para garantir o melhor aproveitamento do tempo.
b. Garante que as pessoas tirem o tempo necessário para se conhecerem melhor.
c. Começa por pedir que cada pessoa presente ofereça idéias sobre como resolver o problema, enquanto as idéias estão frescas.
d. Começa com uma sessão de discussão livre, incentivando todo mundo a dizer o que lhe vier à cabeça, por mais louco que possa parecer.

9. Seu filho de três anos de idade é extremamente tímido e tem se mostrado hiper-sensível e um pouco temeroso em relação a lugares e pessoas novas, praticamente desde que nasceu. O que você faz?
a. Aceita que seu temperamento é retraído e procura maneiras de protegê-lo de situações que o poderiam perturbar.
b. Leva-o a um psiquiatra infantil.
c. O expõe propositalmente a muitas pessoas e muitos lugares novos, para que ele possa dominar seu medo.
d. Organiza uma série de experiências desafiadoras porém administráveis para que ele aprenda que é capaz de lidar com pessoas e lugares que não conhece.

10. Há anos você vem querendo voltar a estudar um instrumento musical que você tocava quando era criança, e agora você finalmente conseguiu recomeçar, só para se divertir. Você quer fazer o melhor uso possível do seu tempo. O que você faz?
a. Segue um horário rígido de estudo, diariamente.
b. Escolhe peças que te exijam um pouco mais do que você sabe.
c. Estuda só quando sente vontade.
d. Escolhe peças que estão muito além da sua capacidade, mas que você vai poder aprender se se esforçar, com paciência e perseverança.

LEIA AS SEGUINTES DICAS E DEPOIS CONTE SUAS RESPOSTAS.
As bases da inteligência emocional incluem:
* Conhecer seus sentimentos e usá-los para tomar decisões de vida às quais você consiga se ater.
* Ser capaz de administrar sua vida emocional sem ser dominada por ela -sem ser paralisado por uma depressão ou pelas preocupações, ou deixar sentimentos de raiva te carregarem.
* Persistir mesmo diante de obstáculos, e canalizar seus impulsos para buscar atingir suas metas.
* Empatia -perceber as emoções das outras pessoas, sem que elas te digam o que estão sentindo.
* Nos relacionamentos humanos, manejar os sentimentos com habilidade e harmonia -ser capaz de articular o pulso não-verbalizado de um grupo, por exemplo.

RESPOSTAS
1. Qualquer uma menos D -essa resposta reflete uma falta de consciência de tuas reações habituais diante de situações estressantes. A=20,B=20, C=20, D=0.
2. A melhor resposta é B. Pais emocionalmente inteligentes utilizam os momentos de tristeza de seus filhos como oportunidade para agirem como treinadores emocionais, ajudando seus filhos a compreender o que os deixou chateados, o que estão sentindo e quais as alternativas possíveis. A=0, B=20, C=0, D=0.
3. A. Um sinal de auto-motivação é ser capaz de formular um plano para superar obstáculos e frustrações e segui-lo. A=20, B=0, C=0, D=0.
4. C. O otimismo, um indício de inteligência emocional, leva as pessoas a enxergarem os obstáculos como desafios que podem ensiná-los alguma coisa, e a persistirem, tentando novas abordagens, em lugar de desistir, culpar-se pelo que aconteceu ou ficarem desmoralizadas. A=0, B=0, C=20, D=0.
5. A maneira mais efetiva de criar um ambiente propício à diversidade é deixar publicamente claro que as normas sociais da sua organização não toleram tais expressões. Em lugar de tentar mudar preconceitos (tarefa muito mais difícil), tente impedir que as pessoas ajam movidas por eles. A=0, B=5, C=5, D=20.
6. Dados sobre raiva e calma comprovam a eficiência de se distrair uma pessoa irada do foco de sua raiva, empatizando com seus sentimentos e seu ponto de vista e sugerindo uma maneira de enxergar a situação que reduza sua raiva. A=0, B=5, C=5, D=20.
7. A. Faça uma pausa de 20 minutos ou mais. É preciso pelo menos esse tempo para livrar o corpo da excitação fisiológica da raiva -que distorce suas percepções e aumenta sua probabilidade de fazer críticas destrutivas. Depois de esfriar a cabeça, a probabilidade de vocês terem uma discussão frutífera será maior. A=20, B=0, C=0, D=0.
8. B. Grupos criativos trabalham melhor quando os níveis de relacionamento, harmonia e bem-estar estão mais altos -as pessoas então ficam livres para fazerem sua melhor contribuição. A=0, B=20, C=0, D=0.
9. D. As crianças que nascem com temperamento tímido podem muitas vezes ficar mais extrovertidas se os pais organizarem uma série de desafios administráveis a sua timidez. A=0, B=5, C=0, D=20.
10. B. Quando você cria desafios moderados para você mesmo, tem maior probabilidade de entrar naquele fluxo criativo que é ao mesmo tempo gostoso e que permite que as pessoas aprendam e atuem melhor. A=0, B=20, C=0, D=0.

O QUE SIGNIFICA SEU TOTAL (HIPOTETICAMENTE)
200 - Gênio emocional
175 - Pessoa super empática
150 - Gandhi
125 - Freud
100 - Médio
75 - Você já pensou em fazer terapia?
50 - Emocionalmente problemático
25 - Neandertal
0 - Você é um nerd

Fonte: Daniel Goleman, Utne Reader

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