São Paulo, domingo, 12 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comemoração foi tema de reportagens

DA REDAÇÃO

O debate sobre a situação do negro e os problemas raciais hoje, no Brasil, foi uma das prioridades da Folha por ocasião dos 300 anos da morte do líder negro Zumbi, que serão comemorados oficialmente no próximo dia 20.
As reportagens visaram apresentar tanto os aspectos históricos da comemoração quanto revelar a condição socioeconômica dos negros brasileiros.
A Folha publicou até agora um conjunto de cerca de 120 reportagens, entrevistas, análises e artigos sobre o assunto.
Dois cadernos "Mais!" foram feitos sobre o tema (este é o segundo). Zumbi também foi apresentado às crianças na "Folhinha". O caderno especial "Racismo Cordial" trouxe ampla pesquisa Datafolha sobre o preconceito de cor entre os brasileiros.
A primeira reportagem, em 19/2, informava que atualmente são negros apenas 2% dos 57 mil habitantes de União de Palmares (AL) -onde morreu Zumbi.
Em abril, a reportagem "Renda média de brancos é quatro vezes a de negros" trazia dados estatísticos de pesquisas recentes, como a do economista Paul Singer, da Universidade de São Paulo.
No dia 30/5, a Folha realizou o debate "O Movimento Negro Hoje", com militantes e intelectuais que estudam o tema.
Em junho, além de acompanhar a polêmica criada pelo antropólogo baiano Luiz Mott sobre a suposta homossexualidade de Zumbi, a Folha foi até Boa Vista do Alto Trombetas (PA) conferir como vive uma comunidade negra que reivindica, até hoje, a posse de terras.
Foi também em junho que a Folha lançou o caderno especial "Racismo Cordial", que informava que pelo menos 87% dos brasileiros não-negros manifestam preconceito contra os negros em algumas ou várias ocasiões (leia dados no quadro à esq.). Ainda este mês será lançado, pela Ática, livro com a íntegra da pesquisa Datafolha.
No segundo semestre, foram publicadas novas reportagens investigativas, como a respeito de Vão das Almas (GO) -onde os kalungas, remanescentes de um quilombo no norte de Goiás, estão ameaçados por grileiros.

Texto Anterior: Líder recusou acordo
Próximo Texto: Oscar Niemeyer doa projeto a negros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.