São Paulo, domingo, 12 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Somos ou não descendentes dos macacos?

Eder José Míssio, 30, comerciante,
Campinas (SP)

Diogo Meyer, do Instituto de Biociências da USP, responde:
"Há 200 mil anos, não existiam organismos como você e eu. Como teriam surgido os primeiros humanos, com aparência igual à nossa?
"Assim como todos os seres vivos, também somos produto de um longo processo de transformação.
"Hoje acreditamos que a teoria da evolução traz a melhor resposta sobre como isso se deu. Segundo essa teoria, a transformação teria ocorrido da seguinte forma: um organismo tem vários filhotes, sendo cada um ligeiramente diferente do outro.
"Ocasionalmente, essas diferenças podem afetar características que permitem ao organismo deixar descendentes com maior eficiência.
"Dessa forma, ao longo do tempo, essa característica vai se tornando mais comum, pois os seres que a apresentam 'se viram melhor' e produzem mais filhotes. Assim, novas formas de seres vivos surgem ao longo do tempo.
"Para nós, a história não é diferente. Um lento processo, iniciado há cerca de 5 milhões de anos, resultou na transformação de macacos que existiram no passado em pessoas como nós.
"Sabemos que os macacos a partir dos quais nos originamos não eram iguais aos macacos que vivem hoje, pois eles também se originaram a partir dos que existiam no passado.
"Mas acreditamos que nosso ancestral era mais parecido com um chimpanzé do que com outros macacos. Podemos dizer isso pois o ancestral que deu origem à linhagem dos homens também originou os chimpanzés.
"Portanto, é possível dizer que realmente viemos dos macacos, mas de um macaco diferente daqueles que vemos hoje."

Correspondência para a seção "Sem Mistério deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo - SP), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psicológico.

Texto Anterior: Físico que descobriu a bomba de hidrogênio já recebeu o prêmio
Próximo Texto: Cromossomos podem explicar a origem da doença de Alzheimer
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.