São Paulo, domingo, 12 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Guerras repovoam Tchernobil

The Wall Street Journal
De Nova York

DO "THE WALL STREET JOURNAL"

"Na minha cidade, os tanques ficariam rodando a noite toda. Aqui, quando acordo à noite é por que alguém está roubando batatas no meu jardim", disse Lidiya Gorlova ao jornal.
Ela é uma das pessoas que deixou recentemente regiões da ex-URSS afetadas por guerras civis ou crime e foi morar na região de Tchernobil, local do pior acidente nuclear da história.
O governo de Belarus quer que as pessoas voltem a ocupar a região e explorem as terras férteis que estão abandonadas há quase dez anos, diz o "Journal".
"Eu prefiro morrer tranquila aqui a ser assassinada na esquina de casa", disse Olya Gorlova, filha de Lidiya. A família se mudou de Dushanbe, capital do Tadjiquistão, em guerra civil.
Em Rudakov, onde moram os Gorlova, 85% das famílias foram embora da cidade quando ocorreu o acidente de Tchernobil.
A família ganha US$ 100 por mês na fazenda mas produz sua própria comida. Isso faz com que ingiram uma quantidade de partículas radiativas muito maior do que é aceito em países da Europa.

Texto Anterior: Cultura da prisão vira moda entre jovens dos EUA
Próximo Texto: EM RESUMO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.