São Paulo, domingo, 12 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

respire e fique frio

LÚCIA CRISTINA DE BARROS

Aprender a controlar o estresse de cada dia é uma questão de reaprender a respirar.
Como ensina a psicóloga Ana Maria Rossi, o estresse não é a realidade, e sim a maneira como uma pessoa lida com uma situação -em outras palavras, as lentes usadas para enxergar o mundo.
A mesma circunstância pode causar reações diversas em pessoas diferentes e até na mesma pessoa, em momentos diferentes.
Por isso, mesmo quando uma situação foge ao controle, é possível aprender a controlar a reação que aquilo provoca.
A técnica mais eficiente de autocontrole do estresse é a respiração profunda, também chamada diafragmática ou abdominal. Os bebês naturalmente respiram assim, mas os adultos perdem essa capacidade por utilizar a respiração como forma de controle das emoções.
Respirar profundamente significa: 1) inspirar pelo nariz para filtrar o ar; 2) inflar os músculos do abdômen como se estivesse inflando um balão; 3) expirar pela boca ou pelo nariz, contraindo os músculos do abdômen como se estivesse esvaziando aquele balão.
Além de auxiliar no controle do estresse, a respiração abdominal é mais eficiente que a toráxica, já que 75% da troca de gases dos pulmões é feita pelos músculos do diafragma.
No começo, o ideal é praticar a respiração profunda diariamente, por cinco minutos, em condições de total relaxamento: sem barulho, com os músculos bem apoiados, em temperatura agradável.
Aos poucos, a prática se torna natural. Para acelerar esse processo e fazer uso da respiração diafragmática no dia-a-dia é interessante utilizar lembretes ambientais (o farol vermelho, o elevador, o telefone) como momentos para verificar a respiração e conscientemente adotar o método abdominal.
L.C.B.

fonte: Ana Maria Rossi, doutora em psicologia com especialização no controle do estresse

Texto Anterior: descongelamento de bandeja
Próximo Texto: radicais livres
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.