São Paulo, quarta-feira, 15 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estaleiros poderão criar 6.000 empregos

Prazo de financiamento é ampliado

DA SUCURSAL DO RIO

O CMN (Conselho Monetário Nacional) decidiu dar mais três anos de prazo de amortização, aumentando de 12 para 15, às empresas que pedirem nos próximos seis meses financiamentos do FMM (Fundo de Marinha Mercante) para a construção de navios.
O Rio concentra quase 100% da indústria naval do país. Cezar Coelho calcula que essas contratações resultariam em 6.000 novos empregos nos estaleiros que hoje empregam cerca de 9.000 pessoas. O FMM é gerido pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
O prazo de financiamento de 15 anos, com três de carência, vinha sendo reivindicado por armadores (empresas de navegação) como alternativa para viabilizar encomendas.
Esse era o prazo que vigorava no começo do atual governo. Mas os armadores reclamavam das condições de financiamento, com correção pela TR (Taxa Referencial) e, depois, pela TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo).
O governo reviu essas condições, passando a fazer a correção pela variação cambial mais juros de 6% ao ano, para financiamentos de até 85% do valor da encomenda, mas reduziu o prazo para 12 anos, com 3 de carência. Os armadores passaram a reclamar do prazo.
Ontem, Cezar Coelho disse em discurso que agora não há mais desculpas para os armadores alugarem navios no exterior em vez de encomendar embarcações novas.
Ele participou da cerimônia de entrega do navio "Itamonte" pelo estaleiro Eisa (Estaleiros Ilha S.A.) à Frota Nacional de Petroleiros, da Petrobrás.

Texto Anterior: Construção demite mais 30,3 mil
Próximo Texto: Pedidos de seguro-desemprego têm aumento de 19,6% neste ano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.