São Paulo, sábado, 18 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Partidos de oposição de reúnem para definir atuação conjunta

VANDECK SANTIAGO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

O presidente nacional do PT, José Dirceu, disse ontem em Recife (PE) que presidentes e lideranças do PT, PDT, PC do B e PSB devem se reunir na próxima quarta-feira, em Brasília, para elaborar uma "agenda unificada" de ação.
Entre os pontos que deverão fazer parte dessa agenda, segundo ele, estão a oposição à reeleição para presidente, governador e prefeito e à medida provisória que dá incentivos à fusão dos bancos.
Dirceu disse que se deve discutir ainda uma mobilização nacional contra o desemprego e por um novo modelo de desenvolvimento.
Na manhã da quarta-feira, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador Leonel Brizola (PDT) deverão se encontrar em São Paulo para discutir os encaminhamentos para promover a reunião das oposições.
"Nós já conversamos com o PC do B e com o PSB e tenho certeza que estaremos todos juntos, à tarde, em Brasília", disse Dirceu.
O presidente do PT esteve ontem em Recife para participar de debate sobre a esquerda e "os excluídos", durante congresso nacional do PSB.
Dirceu disse que a esquerda deixou de fazer um trabalho voltado aos "excluídos" e está pagando um preço por isso. "Enquanto a esquerda não tiver um projeto para incorporar os excluídos, nós seremos sempre minoria."
Outros alvos de Dirceu foram o governo FHC e a imprensa. "A política do governo só fala em real, em câmbio, em dólar, em investimentos. É preciso que a questão social também seja colocada nessa pauta."
Segundo ele, os jornais brasileiros "são de direita" e têm uma linha editorial "muito oficialista, governista, muitas vezes totalmente integrada no projeto neoliberal". "Nós precisamos criar uma imprensa democrática no Brasil."
Para Dirceu, a esquerda também deveria ter um jornal. Segundo ele, já existem "forças políticas e sociais" pensando nesse projeto.

Texto Anterior: FHC defende junto aos militares prioridade a investimentos sociais
Próximo Texto: CUT fecha acordo com setor de máquinas; GM aceita proposta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.