São Paulo, sábado, 18 de novembro de 1995 |
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Oferta em supermercado será maior neste ano
MAURO ZAFALON
Além dos tradicionais produtos natalinos, os consumidores vão encontrar grande variedade de outros itens não-típicos do período de festas. A oferta desses produtos vai de leite longa vida a sabonete. A redução de alíquota cobrada na importação de vários produtos permitiu uma disputa maior entre os importados e os nacionais. Sidney de Mattos, superintendente do Tulha Supermercados, estima que, em média, 10% dos produtos comercializados pelos supermercados hoje são importados, taxa bem acima dos 3% do período anterior ao Plano Real. Em algumas das grandes redes, a participação dos importados já chega a 17%, afirma Mattos. O Tulha deve atingir 12% de produtos importados em relação ao total vendido pelas suas 19 lojas, contra 2% antes do Plano Real. Quem ganha é o consumidor, que tem a opção de um produto de qualidade igual ou até melhor do que o nacional por preços muitas vezes mais acessíveis, diz Mattos. Os preços voltaram a subir nesta semana. Os reajustes foram, em média, de 1,73% nos supermercados, contra alta de 0,31% na semana anterior. Nos hipermercados, a alta foi de 1,38%, contra 0,36% no período anterior. Os dados são do Datafolha, que pesquisa preços de cem itens em 18 supermercados e 18 hipermercados de São Paulo. A pesquisa abrange alimentos, produtos de higiene e de limpeza. Os alimentos básicos subiram em ritmo maior. Pesquisa do Datafolha mostrou que a alta registrada para esses produtos nos supermercados foi de 3,15% na semana. Texto Anterior: Cerveja importada deve vender 50% mais Próximo Texto: BC poderá desapropriar bancos Índice |
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