São Paulo, sábado, 18 de novembro de 1995
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Oferta em supermercado será maior neste ano

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

A oferta de produtos estrangeiros nas gôndolas dos supermercados neste final de ano deve ser bem maior do que nos anteriores.
Além dos tradicionais produtos natalinos, os consumidores vão encontrar grande variedade de outros itens não-típicos do período de festas. A oferta desses produtos vai de leite longa vida a sabonete.
A redução de alíquota cobrada na importação de vários produtos permitiu uma disputa maior entre os importados e os nacionais.
Sidney de Mattos, superintendente do Tulha Supermercados, estima que, em média, 10% dos produtos comercializados pelos supermercados hoje são importados, taxa bem acima dos 3% do período anterior ao Plano Real.
Em algumas das grandes redes, a participação dos importados já chega a 17%, afirma Mattos. O Tulha deve atingir 12% de produtos importados em relação ao total vendido pelas suas 19 lojas, contra 2% antes do Plano Real.
Quem ganha é o consumidor, que tem a opção de um produto de qualidade igual ou até melhor do que o nacional por preços muitas vezes mais acessíveis, diz Mattos.
Os preços voltaram a subir nesta semana. Os reajustes foram, em média, de 1,73% nos supermercados, contra alta de 0,31% na semana anterior. Nos hipermercados, a alta foi de 1,38%, contra 0,36% no período anterior.
Os dados são do Datafolha, que pesquisa preços de cem itens em 18 supermercados e 18 hipermercados de São Paulo. A pesquisa abrange alimentos, produtos de higiene e de limpeza.
Os alimentos básicos subiram em ritmo maior. Pesquisa do Datafolha mostrou que a alta registrada para esses produtos nos supermercados foi de 3,15% na semana.

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