São Paulo, domingo, 19 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lista dedesaparecidos vai parar na Internet

EMANUEL NERI
DA REPORTAGEM LOCAL

A partir do próximo ano, a lista dos desaparecidos do Rio vai integrar a Internet -rede mundial de informações por computador.
Os autores da idéia são o sociólogo Caio Ferraz, da Casa da Paz de Vigário Geral, e o pastor Caio Fábio, da Fábrica da Esperança.
As duas entidades desenvolvem trabalhos sociais e assistenciais em favelas do Rio.O plano faz parte de um projeto mais amplo na área de direitos humanos, chamado de "Favelania".
Segundo Ferraz, o plano não se limitará a divulgar a lista dos desaparecidos do Rio. Haverá também amplas informações sobre violações de direitos humanos em todo o país.
"Vamos fazer um amplo banco de dados sobre direitos humanos", diz Ferraz. A Internet será constantemente abastecida com informações sobre a evolução dos processos de desaparecidos.
Ferraz acredita que a Internet será mais uma arma para obrigar as autoridades brasileiras a investigar os desaparecimentos e punir seus responsáveis.
Adolescentes
Não é a primeira vez que se utiliza a Internet para a divulgação de violações aos direitos humanos. Isso vem sendo feito pela Centro Brasileiro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.
A entidade já usou a rede para divulgar o caso de adolescentes que são sequestrados para serem "vendidos" para o mercado de prostituição. Há um grupo, "Mães da Cinelândia", que reúne parentes dessas vítimas.

Texto Anterior: Nem pressão internacional soluciona crimes
Próximo Texto: Fuso horário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.