São Paulo, domingo, 19 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente da Alemanha inicia visita ao Brasil

DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente da Alemanha, Roman Herzog, chega amanhã ao Brasil, iniciando uma visita oficial de dez dias pelo país.
A programação prevê encontros em Salvador, Brasília, Porto Alegre, Rio, São Paulo e Manaus. No dia 27 Herzog inaugura, ao lado de Fernando Henrique Cardoso, a Febral 95 (Feira Brasil-Alemanha de Tecnologia para o Mercosul).
Em entrevista concedida a jornalistas brasileiros na Villa Hammerschmidt, residência oficial do chefe de Estado alemão, Herzog discorreu sobre os principais pontos de interesse de sua visita e falou sobre a posição da Alemanha em relação à candidatura do Brasil a um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU.
Segundo ele, esse assunto certamente será abordado na visita, mas, como os princípios de reformulação do conselho não estão ainda definidos, "há por enquanto apenas uma simpatia mútua".
O ministério das Relações Exteriores da Alemanha tem se posicionado com cautela a esse respeito.
Bernhard Hauer, diretor da divisão de Relações Bilaterais do ministério, disse à Folha que o Brasil reúne as condições necessárias para a vaga, mas que é difícil para o governo alemão tomar qualquer iniciativa antes que o Brasil consiga formalizar o apoio de seus vizinhos "mais íntimos".
Herzog ressaltou que tem por objetivo estabelecer contatos para além de interesses meramente econômicos.
Sua prioridade é a intensificação de projetos culturais, sociais e ambientais entre os dois países.
A programação inclui encontros com ambientalistas e conselhos de defesa dos povos indígenas, além da inauguração no Masp, em São Paulo, da exposição "Langsdorff", no dia 28.

Texto Anterior: Equipe discute fusão dos dois bancos
Próximo Texto: Pais esperam rever os filhos ou, ao menos, achar os ossos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.