São Paulo, domingo, 19 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veja como é a intervenção

MILTON GAMEZ
DA REPORTAGEM LOCAL

O Regime de Administração Especial Temporária (Raet) imposto ao Banco Nacional pelo Banco Central -até sua completa incorporação pelo Unibanco- é o último recurso que o governo tem para evitar a liquidação de um banco sem fechar suas portas ao público.
Para não liquidar o Banespa, no final do ano passado, o BC impôs o Raet até que se chegue a uma solução com seu principal devedor, o governo paulista.
O dono do quebrado Econômico, Ângelo Calmon de Sá, tentou obter do BC a aplicação do Raet, mas não conseguiu.
No caso do Nacional, o Raet permitiu ao Unibanco comprar o banco da família Magalhães Pinto sem ter que assumir, de imediato, passivos "podres" e prejuízos que possam estar escondidos nos balanços da instituição.
Normalmente, o Raet é aplicado em bancos públicos. O regime tem prazo de um ano, renovável por mais um ano.
A primeira providência dos novos administradores do Nacional será instalar uma comissão de inquérito (prevista pelo Raet) para apurar responsabilidades que levaram à intervenção.
Os administradores do Nacional nos últimos 12 meses ficarão com seus bens indisponíveis e poderão ser responsabilizados por operações danosas ao banco.
Não se sabe ao certo se o Nacional tem problemas de ativos como o Banespa e o Econômico, que vergaram devido a empréstimos mal-feitos e até irregulares.
Mas é consenso no mercado que, não fosse a intervenção no Econômico, o Nacional teria sobrevivido.
"Não teria havido uma crise no Nacional se o Econômico não tivesse quebrado. É que ambos estavam marcados por sequelas do passado", comenta Roberto Teixeira da Costa, da Brasilpar.
No início dos anos 80, ambos os bancos eram alvos de boatos frequentes, devido a empréstimos ruins.
Um grupo de três bancos, conhecido como BEN (as duas últimas letras referentes ao Econômico e ao Nacional), ficou marcado por esses boatos. Dois deles já quebraram e o último luta por sua sobrevivência há vários meses.

Texto Anterior: Unibanco fica entre os três maiores bancos
Próximo Texto: Moreira Salles vence revanche após 20 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.