São Paulo, domingo, 19 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba quem é Arye Rubinstein

DA REDAÇÃO

O médico Arye Rubinstein é apenas um entre as dezenas de personagens de "O Prazer com Risco de Vida", mas não é o menos importante.
"And the Band Played On", título original do livro do jornalista norte-americano Randy Shilts, reconstitui minuciosamente as disputas científicas e políticas em torno do surgimento da Aids no início dos anos 80.
Militante homossexual, Shilts investe contra o preconceito em torno da síndrome, que no início era chamada de "câncer gay".
A importância de Rubinstein decorre do registro, em dezembro de 1981, de casos de Aids entre filhos de pais contaminados, o que evidenciava a transmissão por via sanguínea.
Apesar de publicações importantes como o "New England Journal of Medicine" e o "Journal of the American Medical Association" desprezarem sua descoberta, a persistência de Rubinstein alertou outros pesquisadores.
Finalmente, em 1983, com a constatação que a Aids não se limitava à comunidade homossexual, as autoridades sanitárias reconheceram o perigo social da epidemia.

Texto Anterior: Doutor no mal do século
Próximo Texto: Variante do vírus HIV pode dar origem a vacinas contra a Aids
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.