São Paulo, segunda-feira, 20 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escolha de academia de ginástica exige cuidado

DANIELA FERNANDES
ESPECIAL PARA A FOLHA

A chegada do verão e a preocupação de estar em boa forma levam as pessoas a procurar academias de ginástica. Para evitar problemas, alguns cuidados devem ser observados pelo consumidor no momento de escolher o local e de iniciar a prática de exercícios.
O Procon (Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor) recomenda que as pessoas visitem várias academias, assistam às aulas e observem as condições de higiene do estabelecimento.
"É importante que o consumidor vá ao local, verifique a disposição dos horários das aulas e os níveis das turmas", diz Tânia Virgina de Souza, supervisora da área de serviços do Procon.
Antes de começar qualquer atividade esportiva, a pessoa deve saber qual é sua capacidade física. As grandes academias têm um departamento de avaliação física com médicos especializados para determinar a intensidade e o tipo de exercício que cada pessoa está habilitada a fazer.
A Fórmula tem testes de avaliação que permitem desenvolver uma atividade específica para pessoas cardíacas, idosas ou obesas.
A avaliação deve ser refeita periodicamente para analisar se o aluno está tendo os resultados esperados, diz o Procon.
Em algumas academias, como a Competition e a Runner, a renovação do teste fica a critério do aluno. Na Companhia Atlética ele é obrigatório a cada seis meses.
Se a academia escolhida não faz esse tipo de avaliação, a pessoa deve procurar um médico para fazer um check-up.
O Procon recomenda ainda que o ritmo dos exercícios não deve ser exagerado no início.
"Algumas pessoas acreditam que sentir dor durante as atividades é um sinal de que estão obtendo resultados e não respeitam o seu limite físico, pondo em risco sua saúde", afirma Tânia.
Ela diz que a dor é quase sempre um sinal de que o corpo sofre com o excesso ou com algum exercício mal feito. O aluno deve procurar nesses casos o instrutor.
"Fazer ginástica regularmente é mais importante do que a quantidade de exercícios. Tem muito pára-quedista que não malhou o ano todo e agora quer fazer tudo de uma vez", diz o administrador de empresas André Fiore, 30, que fez natação dos 4 aos 23 anos e faz ginástica há cinco.
Fiore diz que praticar esporte em uma academia é muito mais empolgante do que em um clube ou parque. "A música alta e as pessoas se exercitando são um incentivo", afirma.
Usar um tênis leve (com um bom sistema de amortecedores) e roupas que deixem o corpo transpirar também é necessário.
As pessoas não devem ingerir alimentos minutos antes da ginástica, fazer exercícios sob o sol e se atrasar para o início das aulas, perdendo o aquecimento inicial.

Texto Anterior: Presas se rebelam e tomam refém em SP
Próximo Texto: CUIDADOS NA HORA DE ESCOLHER UMA ACADEMIA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.