São Paulo, segunda-feira, 20 de novembro de 1995
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Segmentação atinge mercado de café

SYDNEY MANZIONE JR.
ESPECIAL PARA A FOLHA

Alguns teóricos do marketing vêm dizendo que se deve segmentar sempre. Atender necessidades de grupos específicos de consumidores passou a ser uma busca constante daqueles que querem crescer.
Mercados como o de xampu já são exemplos de segmentação há anos. Houve segmentação por tipo de uso, de cabelo, de fragrância e por aí vai.
O mercado de café, por muito tempo, foi único. A segmentação só acontecia com o café solúvel. Surgiram em seguida o capuccino e, mais recentemente, o café com "sabores e aromas diferenciados.
Algumas empresas, de algum tempo para cá, começaram a olhar o segmento capuccino com mais carinho; tanto é que diversas marcas foram lançadas.
Impulsionado pela situação econômica favorável e pela "novidade, o segmento vem apresentando crescimento maior que o próprio café solúvel, que, por sua vez, também cresce -o mercado de capuccino hoje é cinco vezes maior que no início de 94, enquanto o de café solúvel aumentou uma vez e meia.
Dentro de um mercado composto pelos dois segmentos, o capuccino salta de 9% em 94 para 23% hoje. Encontrar "nichos de mercado ou mesmo reconhecer a potencialidade dos que já existem é, sem dúvida, um ótimo caminho para a diversificação.

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