São Paulo, segunda-feira, 20 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hawks vai à guerra com 'York'

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

"Sargento York" (TNT, 12h) é uma superposição de histórias. Primeiro existe York, o jovem baderneiro que um dia, à beira de praticar um crime, descobre a religião e se converte.
Após essa virada, segue como soldado à Primeira Guerra Mundial, onde se torna herói nacional. Howard Hawks falaria um pouco ou de suas pretensões neste filme? Afinal, ele era o não-intervencionista que, a partir daqui, assume a necessidade de intervenção dos EUA na Segunda Guerra.
"Sargento York" demora a engrenar. A primeira parte quase chega a ser aborrecida, o que é raríssimo no diretor. A imagem de Gary Cooper como herói nacional é muito evidente. Enfim, este parece ser um filme que o cineasta planejou para ganhar o Oscar.
À 1h, no Telecine, "Willie Boy", esperado retorno à direção, em 1969, de Abraham Polonsky, vítima do macarthismo. Mas as boas intenções e o espírito crítico não escondem a mão pesada (ou enferrujada) de Polonsky.
(IA)

Texto Anterior: Inédito promete ser o pior dos males
Próximo Texto: Baden Powell recebe hoje o Prêmio Shell
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.