São Paulo, segunda-feira, 20 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Iasser Arafat faz visita a Jenin

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Em sua terceira viagem à Cisjordânia desde os acordos de paz com Israel, o líder palestino Iasser Arafat esteve durante quatro horas ontem na cidade de Jenin, sob autonomia palestina há uma semana.
"Em nome de Deus, em nome do povo palestino, eu declaro Jenin liberada, liberada, liberada", disse Arafat, protegido por mais de cem seguranças, em discurso.
A proteção do palestino foi reforçada após o atentado que matou Yitzhak Rabin, no último dia 4.
"Vocês se lembram que traziam para mim comida e bebida de suas casas? Eu me encontrava com vocês em segredo. Hoje, nos encontramos cara-a-cara", disse.
Arafat diz ter ido a Jenin em 1967, logo após a Cisjordânia ter sido ocupada por Israel. Ontem, ele fez o percurso entre a faixa de Gaza e Jenin em um helicóptero alugado junto ao governo egípcio.
Após discursar, Arafat, que lidera a OLP e a Autoridade Nacional Palestina (responsável pelo governo de Gaza, Jericó e Jenin), reuniu-se com seus "ministros".
A próxima cidade da Cisjordânia a ser desocupada é Tulkaram. Todas devem ganhar autonomia até o dia 20 de janeiro, quando estão marcadas eleições palestinas.
A exceção é Hebron, onde soldados israelenses serão mantidos por causa das colônias judaicas.

Texto Anterior: Hamas cria partido para eleição
Próximo Texto: Acordo para Bósnia sai hoje, diz Croácia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.