São Paulo, segunda-feira, 20 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hamas cria partido para eleição

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O grupo fundamentalista islâmico Hamas decidiu criar um partido político para disputar as eleições de 20 de janeiro de 96. As eleições vão escolher os membros do Conselho Autônomo Palestino.
O partido será batizado de Al-Khalas, que significa "salvação". Até agora, o Hamas resistia a participar das eleições.
O grupo se opõe a todos os acordos de paz firmados entre Yasser Arafat, presidente da Autoridade Nacional Palestina, e dirigentes israelenses.
O Hamas, junto com a também fundamentalista Jihad Islâmica, é o principal opositor de Arafat. Ele é contra os acordos de paz por não reconhecer o direito de existência do Estado de Israel.
O Al-Khalas será a expressão legal do Hamas, que continuará existindo. O que não se sabe, ainda, é se o grupo vai continuar com as ações armadas contra as forças israelenses.
O Hamas se diz responsável pelos principais atentados em Israel e nos territórios de Gaza e Cisjordânia nos últimos anos.
Ahmed Al-Saati, ligado ao grupo, disse ontem à agência de notícias "Reuter" que "o partido do Hamas será formado por todos os palestinos, sem discriminação".
"Está até pronto para aceitar cristãos", afirmou.

Texto Anterior: Israel fará ofensiva contra judeus radicais
Próximo Texto: Iasser Arafat faz visita a Jenin
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.