São Paulo, quarta-feira, 22 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lerner sabia de despejo no PR, diz secretário

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

O secretário da Segurança Pública do Paraná, Cândido Martins de Oliveira, disse ontem em Curitiba que a ação da PM (Polícia Militar) no despejo das 47 famílias de sem-terra da fazenda Saudade, em Santa Isabel do Ivaí (PR), teve autorização do governador Jaime Lerner (PDT).
O despejo ocorreu há 14 dias e resultou no ferimento de 21 pessoas, 15 sem-terra e 6 policiais.
Oliveira afirmou que o governador autorizou o cumprimento da decisão judicial, mas voltou a assumir sozinho a responsabilidade pela ação policial.
"Tomei conhecimento de todas as ações, do plano de desocupação e recebi autorização prévia do governador para cumprir a ordem judicial. Mas assumo sozinho a responsabilidade pela ação de despejo", disse o secretário.
Lerner havia dito anteontem que desconhecia a ordem de despejo. "Como sabemos que a ordem não foi minha, nem do secretário (Cândido de Oliveira), nem do chefe da polícia, precisamos saber quem é o responsável. Por isso, designei a comissão especial", afirmou o governador.
O secretário prestou depoimento na Assembléia Legislativa, atendendo a convocação dos deputados estaduais.
Cinquenta e dois dos 54 parlamentares estavam presentes na sessão de ontem.
Oliveira voltou a defender a ação da Polícia Militar.
"A PM não merece estar em nenhum banco dos réus. Eu vim aqui para defender a determinação, a lealdade, a coragem e a legalidade do ato de despejo", declarou o secretário da Segurança.

Texto Anterior: Para Andrade Vieira, invadir é precipitação
Próximo Texto: MST entrega ao Incra relação de 17 fazendas para desapropriação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.