São Paulo, quarta-feira, 22 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Invasão de área urbana é anunciada

DA FOLHA VALE

Cerca de 30 famílias programaram uma invasão de área de 300 mil metros quadrados no bairro Vargem Grande, em São José dos Campos (97 km a nordeste de SP) para o próximo sábado.
Os "sem-terra urbanos" são grupos de desempregados e aposentados cadastrados por lideranças comunitárias da zona norte da cidade para participar de invasões.
Os grupos não são ligados ao MST. Sua meta é a produção de frutas e hortaliças em áreas do Estado, da prefeitura e de empresas.
A área de 300 mil metros quadrados equivale a 30 hectares ou 34 campos de futebol e fica ao lado de um terreno invadido há quatro meses por 12 famílias.
No local, os "sem-terra urbanos" construíram três casas e plantaram cereais e hortaliças.
Os líderes dos "sem-terra urbanos" fazem hoje uma reunião para detalhar a invasão.
O cadastro para participar de invasões de terras já provoca até uma "fila de espera", com cerca de 120 famílias.
O MST vê com restrições as invasões de terras em áreas inferiores a 500 hectares.
Segundo o coordenador dos sem-terra de Tremembé, Sandro Cavini, as propriedades rurais com área inferiores a 500 hectares dificilmente podem ser caracterizadas como "improdutivas".
O presidente do Sindicato Rural de São José dos Campos, Raphael de Araújo Lima, disse que os invasores são "aproveitadores profissionais".

Texto Anterior: MST entrega ao Incra relação de 17 fazendas para desapropriação
Próximo Texto: Invasores de reflorestamento de SP decidem manter a ocupação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.