São Paulo, quarta-feira, 22 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fuvest anula questão da prova de física

DA REPORTAGEM LOCAL

A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) decidiu ontem anular uma questão da prova de física -a número 1 na prova de cor branca, 13 na verde, 79 na rosa, 47 na azul e 33 na amarela.
Parte do enunciado da questão foi omitida por erro de impressão nas provas de cor rosa, amarela, verde e azul. As provas com cores diferentes são parte de uma estratégia para evitar a "cola". Elas possuem o mesmo conteúdo, mas as questões têm ordem diferente.
O problema havia sido detectado pelo diretor do curso Objetivo Vestibulares, José Augusto Nasser, e comunicado à Folha na noite de domingo. A unidade do cursinho em Santos (litoral sul de São Paulo) havia recebido as provas com erro de impressão. A Folha publicou a informação com exclusividade na segunda-feira.
O enunciado da questão original era: "Numa folha de papel num plano horizontal, está desenhado um círculo de centro C. Sobre a folha é colocada uma placa grossa de vidro, cobrindo metade do círculo. A figura mostra uma pessoa olhando para o círculo, com seu olho no eixo vertical OC. A figura que melhor representa o que a pessoa enxerga é...". Na questão das provas verde, amarela, rosa e azul, a parte em grifo foi omitida.
No domingo, o vice-presidente da Fuvest, José Atílio Vanin, disse que, se ficasse comprovado erro, a questão seria anulada. "Todas as provas têm de ser absolutamente iguais", disse no domingo.
A Fuvest publica hoje nos jornais um comunicado informando sobre a decisão. Segundo o comunicado, a anulação da questão levará à diminuição de pontos possíveis. A primeira fase passará a valer 159 pontos, em vez de 160. A etapa inicial é composta por dois testes de múltipla escolha, com 80 questões cada.
Segundo Vanin, a causa do erro "foi um acidente na composição do texto". Segundo ele, a anulação de uma questão tem pouco efeito no total. "É insignificante, representa só 0,6% dos pontos."
Para evitar novos contratempos, a Fuvest revisou as provas do segundo dia da primeira fase.

Texto Anterior: Recurso tenta liberar fumo com lei estadual
Próximo Texto: Alunos acampam em frente a escola
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.