São Paulo, quarta-feira, 22 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consulado teme tumulto na entrega de senhas hoje

DA REPORTAGEM LOCAL

O consulado dos EUA teme que haja confusão hoje, primeiro dia de distribuição de senhas para fazer o pedido de visto de entrada para os EUA após uma semana de paralisação.
A fila em frente ao Escritório Comercial dos EUA, nos Jardins (zona oeste), já reunia cerca de 70 pessoas ontem às 16h.
Entre as pessoas que estavam em fila ontem, circulavam pelo menos três listas com nomes, em ordem de chegada, de 500 pessoas que aguardam senha. Cada lista foi elaborada por grupos diferentes de pessoas e todos se diziam os primeiros a terem chegado.
Uma das mulheres na fila, identificada como Valéria, exibia uma lista que teria sido feita na última quarta-feira, dia em que foi interrompida a distribuição de senhas, com o nome das pessoas que estavam no local naquele dia.
Segundo ela, esta lista havia sido rubricada por um assessor de imprensa do consulado. "Ele deu sua palavra que as pessoas que estavam aqui na quarta-feira seriam as primeiras a serem atendidas."
A assessoria de imprensa do consulado negou ontem a existência de qualquer lista e informou que serão atendidos hoje todos que estiverem com o passaporte.
Segundo a assessoria, não havia necessidade de formar fila ontem porque o horário de atendimento foi estendido. Até a última quarta-feira, as senhas eram entregues das 10h às 15h. A partir de hoje será entregue das 8h30 às 16h30.
Todos receberão senhas. A diferença é que são entregues apenas 350 vistos por dia. Assim, os primeiros 350 a pegarem senha, receberão o visto primeiro.
Além da lista feita na última quarta-feira, outras duas foram feitas ontem. "Cheguei aqui hoje (ontem) às 10h15 e só tinha 20 pessoas, mas peguei o número 326 na lista", disse a representante comercial Silvia Pacicco, 35.
A professora Maria Clara Greggio, 47, entrou na fila às 4h de ontem, pegou o número 154 e pagou R$ 100 para um garoto guardar seu lugar. "Às 14h, quando voltei, o garoto não estava aqui e encontrei essa confusão de três listas."
A "primeira da fila", a administradora Rosana Flaquer, 34, diz que chegou no local no domingo à noite. "Soube que havia acabado o impasse nos EUA e corri para cá. Agora vem alguém dizer que tem 264 pessoas na minha frente, que vieram quarta-feira."
Às 16h30, policiais do 78º DP estiveram no local e retiraram todos que estavam sem passaporte.
O consulado foi fechado na semana passada devido ao impasse entre governo e Congresso norte-americanos sobre o orçamento, resolvido no domingo.
A entrega de vistos foi restabelecida anteontem e as senhas voltam a ser distribuídas hoje. Amanhã, o consulado fecha devido ao feriado de Ação de Graças comemorado nos EUA.

Texto Anterior: Paulistas são presos com cocaína em Roma
Próximo Texto: Preso vendedor de senha falsa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.