São Paulo, sábado, 25 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem-terra apóiam presidente do Incra

DENISE MADUEÑO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Dirigentes do movimento de trabalhadores pela reforma agrária rejeitaram um convite do ministro José Eduardo de Andrade Vieira (Agricultura) para uma reunião, ontem pela manhã. Vieira é identificado pelo movimento como um empecilho à reforma agrária.
A rejeição do convite foi uma decisão política de apoio a Francisco Graziano, atual presidente do Incra. Graziano tem seu nome envolvido no escândalo da escuta telefônica do embaixador Júlio César Gomes dos Santos.
Reunidos ontem em Brasília, dirigentes do Fórum pela Reforma Agrária e pela Justiça no Campo afirmaram que setores contrários à causa aproveitam a situação insegura de Graziano no governo para tentar derrubá-lo do Incra.
"Há uma ação articulada para derrubar o Graziano por parte dos que não querem a reforma agrária. Para eles, este é o momento oportuno para paralisar a reforma", disse o coordenador do Fórum, Paulo Maldos.
"O ministro é um entrave e um obstáculo à reforma agrária. Nosso diálogo é com o presidente Fernando Henrique Cardoso e, até hoje (ontem), com o presidente do Incra, Francisco Graziano", disse Gilberto Portes, um dos líderes dos sem-terra.
A assessoria do ministério da Agricultura informou que o convite para o encontro foi feito por Vieira anteontem à tarde ao presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, extensivo aos representantes do MST.
Vicentinho, que pela manhã não sabia se Graziano continuava ou não no cargo, disse que o fórum tem "respeito a Graziano" e que o governo vai sinalizar como será a reforma agrária de acordo com quem nomear para substituir Graziano, no caso de sua demissão.
"Graziano é uma pessoa sensível, conhecedor da questão da terra, sempre recebeu os trabalhadores, foi contra a prisão dos sem-terra em São Paulo. Ele tem uma visão democrática", disse.

Texto Anterior: Assessor do Incra endossa nova história
Próximo Texto: Autor de versão nega contradição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.