São Paulo, sábado, 25 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Associações de São Paulo e MG ganham prêmios

DA REPORTAGEM LOCAL

A associação Laramara, de assistência a deficientes visuais, é uma das quatro ganhadoras do Prêmio Criança deste ano.
O prêmio foi instituído em 90 pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança para homenagear pessoas ou entidades que se destacam no decorrer do ano com trabalhos em benefício das crianças e adolescentes nas áreas de saúde, educação, política, cultura, ação social e comunicação.
Embora esteja sediada em São Paulo, a Laramara -Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual- desenvolve um trabalho em nível nacional, atendendo a crianças de 0 a 12 anos.
A associação tem 1.400 crianças cadastradas e realiza cerca de 800 atendimentos mensais.
A Laramara faz diagnóstico do grau de deficiência e trabalhos de habilitação e reabilitação para as crianças deficientes visuais. Dispõe de terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos e presta orientação para as famílias.
A associação foi criada há menos de quatro anos e é mantida por doações. "Aceitamos qualquer tipo de doação, seja em dinheiro ou produtos, pois organizamos um bazar onde podemos vender o que ganhamos", diz a administradora Sílvia Helena Bourroul, 34.
No momento, a Laramara procura voluntários dispostos a ajudar. "Precisamos de pessoas para diversas atividades, como organização dos eventos e conserto de brinquedos das crianças."
A Fundação Projeto Sorria, de Ouro Preto (MG), também recebeu um prêmio por seu trabalho na área de saúde.
O projeto surgiu em 91, idealizado pelo dentista Aluizio Drummond. Um grupo de profissionais da área se reuniu e realiza desde então trabalho voluntário de atendimento odontológico a crianças de 0 a 7 anos em Ouro Preto.
Na área de educação, a Fundação Abrinq premiou este ano o presidente do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento e líder comunitário em Minas Gerais, Sebastião Rocha. Rocha, antropólogo, desenvolveu projetos de educação popular para crianças na região de Curvelo e São Francisco.
O prêmio na área de comunicação foi para o programa radiofônico Carretel de Invenções, que tem como tema os direitos da criança e é veiculado nacionalmente a partir de Belo Horizonte.
As estatuetas do Prêmio Criança serão entregues no próximo dia 29 na casa de espetáculos Tom Brasil, na zona sul de São Paulo.
Os proprietários da casa cederam gratuitamente o espaço para a solenidade, que contará com um show do cantor Toquinho. O cantor também não cobrará cachê.

Texto Anterior: Lei de imprensa deve preservar a honra e a imagem da pessoa
Próximo Texto: Encontro discute formas de adaptar cidade a deficiente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.