São Paulo, sábado, 25 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rede de ensino será modificada

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

As modificações em estudo para a rede de ensino tecnológico visam "implantar uma escola técnica de altíssimo nível, voltada para a demanda de mão-de-obra do setor produtivo", afirma o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Emerson Kapaz, 40.
O antigo superintendente do Centro Paula Souza, Elias Horani, chefia, desde o início do mês, uma comissão na secretaria para propor reformas. Toda a diretoria do Ceeteps está sendo substituída.
Para o novo superintendente -ex-vice-, Luiz Prigenzi, "a questão é como aproximar essas escolas do mercado produtivo".
Outro problema a ser enfrentado é a burocracia legal. Para vender um simples queijo, uma escola agrícola tem que pedir, via ofício, à administração central, que, por sua vez, tem que ter autorização da Secretaria Administrativa.
Ao mesmo tempo que esse tipo de decisão é extremamente centralizada, a elaboração do orçamento está fora de controle -já que o Ceeteps, por ter faculdades, goza de uma "espécie de autonomia universitária de 2º grau", segundo o relatório do grupo de trabalho.
O problema é que o Ceeteps é vinculado à Unesp (Universidade Estadual Paulista), que simplesmente aprova os orçamentos.
"A vinculação do Centro Paula Souza à Unesp é frágil, tênue, não possibilita que tenhamos um envolvimento maior nas questões administrativas e financeiras", diz o reitor da universidade, Arthur Roquete de Macedo, 52.
"Não temos o poder de determinar alterações nos orçamentos", afirma o reitor.
"O que queremos é voltar a ter um domínio maior sobre a administração do centro", diz o secretário de Ciência e Tecnologia.
(FR)

Texto Anterior: Estudo critica escola técnica de SP por má administração
Próximo Texto: Queda de qualidade é recente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.