São Paulo, sábado, 25 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diferença de 2 escolas evidencia disparidade

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

A cerca de 10 km uma da outra, a Escola Técnica Estadual Vasco Antônio Venchiarutti e a Escola Técnica Agrícola Benedito Storani, ambas em Jundiaí (60 km de SP), são exemplares da disparidade existente na rede do Ceeteps.
Enquanto a Venchiarutti tem evasão anual de cerca de 7%, a Benedito Storani tem de 13%. De 80 alunos ingressados na Storani há três anos, restam 25.
"Os alunos que fazem opção por um curso agrícola não sabem o que estão escolhendo e muitos acabam desistindo", diz a diretora da Benedito Storani, Terezinha Moreira, 50.
A escola Venchiarutti não é agrícola e oferece cursos "da moda", como processamento de dados -com computadores comprados com recursos arrecadados pela Associação de Pais e Mestres (APM).
Como as outras 34 escolas agrícolas, a Benedito Storani também oferece moradia e alimentação de graça para os alunos. Só que a moradia está, literalmente, caindo aos pedaços.
"Tivemos de fazer um mutirão de pais para a moradia ficar mais habitável", conta Cecília Gonçalvez, 41.
A atitude do diretor também é decisiva. "Qualquer coisa que quebre, consertamos na hora", conta o diretor da bem-conservada escola Venchiarutti, Orlando Ramires, 48.
(FR)

Texto Anterior: Queda de qualidade é recente
Próximo Texto: Unicamp faz prova de 1ª fase amanhã
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.